Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Órion, Fênix: de onde vieram os nomes das constelações?

A União Astronômica Internacional reconheceu, ao mapear o céu, 88 constelações; muitos nomes vieram da Grécia Antiga

Tecnologia e Ciência|Da Agência Brasil

Nebulosa de Órion, na constelação do mesmo nome, onde estão as Três Marias
Nebulosa de Órion, na constelação do mesmo nome, onde estão as Três Marias Nebulosa de Órion, na constelação do mesmo nome, onde estão as Três Marias

Cassiopeia, Carina, Fenix...Estes nomes te remetem a alguma coisa? Não? E Andrômeda?! Este você conhece? São todos nomes de constelações. Andrômeda está entre as mais famosas e inspira obras de ficção científica. A lista tem ainda nomes como Pégasus, Ursa Maior, Ursa Menor, Cruzeiro do Sul, Touro e Escorpião.

Para a astrônoma Flávia Requeijo, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro, as constelações ligadas ao zodíaco estão entre as mais conhecidas.

''Talvez as constelações mais famosas sejam as constelações do zodíaco. São 13 no total. É nesta região do céu que vemos passar o Sol, a Lua, os planetas. Isso por que os planetas estão girando ao redor do Sol, no mesmo plano que a Terra está girando ao redor do Sol. O efeito que vemos é como se todos os planetas estivessem projetados nesta região, onde se encontram então 13 constelações'', diz.

Com o objetivo de mapear o céu, a União Astronômica Internacional reconheceu, oficialmente, 88 constelações. Na antiguidade, estes grupamentos de estrelas eram associados a figuras de animais, objetos e até personagens da mitologia.

Publicidade
Estas formações no céu nortearam os povos ancestrais%2C ajudaram a explicar a passagem do tempo e a troca das estações. Foram fundamentais para a subsistência e para organização de rotinas%2C como plantar e colher. Cada povo nomeava a constelação de acordo com sua cultura e vivência.

(Flávia Requeijo, astrônoma)

Estas formações no céu nortearam os povos ancestrais, ajudaram a explicar a passagem do tempo e a troca das estações. Foram fundamentais para a subsistência e para organização de rotinas, como plantar e colher. Cada povo nomeava a constelação de acordo com sua cultura e vivência.

E só em 1930 é que foi realizada uma classificação da esfera celeste, dividida geometricamente em 88 partes. Destas, mais da metade são constelações atribuídas à Grécia Antiga, sendo 48 registradas pelo cientista Ptolomeu.

Publicidade

Como reconhecer as constelações no céu?

E você deve estar se perguntando como é possível localizar no céu estas constelações? Flávia Requeijo dá a dica.

''Se olharmos para o céu sempre no mesmo horário ao longo do ano veremos que ele se repete a cada estação. Por exemplo, no verão vemos a constelação de Órium, que é onde estão as Três Marias. No outono, a constelação do Cruzeiro do Sul cada vez mais em destaque. E no inverno, vemos a constelação de Escorpião'', diz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.