Peixes-dourados conseguem dirigir em terra firme, revela estudo

Pesquisadores israelenses criaram um dispositivo que permitiu à espécie se deslocar em aquário colocado em carrinho robótico

Tecnologia e Ciência|Do R7

Peixe-dourado dirige veículo em estudo da Universidade de Ben Gurion
Peixe-dourado dirige veículo em estudo da Universidade de Ben Gurion Peixe-dourado dirige veículo em estudo da Universidade de Ben Gurion

Os peixes-vermelhos (carpas, ou peixes-dourados) são capazes de dirigir um veículo, concluiu uma equipe de pesquisadores israelenses em um estudo sobre a capacidade dessa espécie de se adaptar e se orientar em um ambiente terrestre.

Pesquisadores da Universidade Ben Gurion, localizada no deserto de Neguev, criaram um dispositivo que permite ao peixe-vermelho se deslocar enquanto nada em um aquário colocado em cima de um carrinho robótico, relata o estudo, publicado na edição de fevereiro da revista Behavioral Brain Research.

Os pesquisadores anexaram câmeras que rastreiam o movimento do peixe e as conectaram a um computador que guiava o veículo.

Quando o peixe ia para a parte dianteira do aquário, o veículo avançava. Quando o peixe ficava na parte traseira, o veículo permanecia imóvel.

"Estou animado em compartilhar um novo estudo liderado por Shachar Givon &

@MatanSamina com Ohad Ben Shahar: peixes-dourados podem aprender a dirigir um pequeno veículo robótico em terra. Treinamos o peixe para dirigir uma plataforma com rodas que reage ao seu movimento", disse o pesquisador Ronen Segev no Twitter.

Para completarem a investigação, os cientistas israelenses colocaram um alvo no exterior da estrutura. Quando o peixe conseguia atingir a meta, recebia como recompensa 0,002 grama de grânulo alimentar em seu aquário.

Depois de alguns dias, ele conseguiu alcançar o objetivo sem se perder, "independentemente de seu ponto de partida" e "evitando ruas sem saída", destaca o estudo.