Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência
‌

Pesquisadores belgas fazem testes para criar manteiga feita de inseto

Alimentos à base de insetos têm níveis altos de proteína, vitaminas, fibra e minerais e ainda são mais sustentável do que os laticínios

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Os waffles belgas podem estar prestes a se tornar mais ecologicamente corretos.

Cientistas da Universidade de Ghent, na Bélgica, estão testando gordura de larvas para substituir a manteiga em waffles, bolos e cookies, já que dizem que a gordura dos insetos é mais sustentável do que os laticínios.

‌

Usando aventais brancos, os pesquisadores encharcam larvas de mosca soldado negra em um recipiente com água, batem tudo em um liquidificador para criar uma massa lisa acinzentada e depois usam uma centrífuga de cozinha para separar a manteiga de inseto.

"Há várias coisas positivas em se usar ingredientes de insetos", disse Daylan Tzompa Sosa, que supervisiona a pesquisa.

‌

"Eles são mais sustentáveis, porque (os insetos) usam menos terra (do que o gado), são mais eficientes na conversão de alimento... e também usam menos água para produzir manteiga", explicou Tzompa Sosa, mostrando um bolo de manteiga de inseto recém-assado.

De acordo com os pesquisadores, os consumidores não notam diferença quando um quarto de manteiga de leite é substituído por gordura de larva em um bolo – mas percebem um gosto incomum quando a medida é 50% e dizem que não comprariam o bolo.

Os alimentos à base de insetos têm níveis altos de proteína, vitaminas, fibra e minerais, e cientistas de outras partes da Europa os estão cogitando como uma alternativa mais ecologicamente correta e barata do que outros tipos de produtos de origem animal.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.