Tecnologia e Ciência Robô super-realista é capaz de imitar a cantora Celine Dion

Robô super-realista é capaz de imitar a cantora Celine Dion

Cleo é capaz de reproduzir expressões corporais de humanos por conta de articulações presentes nos pulsos, ombros e no pescoço

Robô imita expressões corporais de humanos

Robô imita expressões corporais de humanos

Reprodução/Engineered Arts

Um robô chamado Cleo tem a capacidade de tentar imitar uma performance da cantora Celine Dion. A apresentação da máquina foi divulgada em um vídeo da Engineered Arts, empresa que constrói robôs para parques de diversão.

Leia mais: Dia da Internet Segura: saiba dicas de como navegar com segurança

Para interpretar a cantora canadense, Cleo usa movimentos das mãos e pulsos para imitar algumas expressões corporais que possam auxiliar a robô a transmitir emoção ao reproduzir a voz da artista.

Durante a apresentação, pode-se observar o rosto da máquina se mexendo com a tentativa de imitar algumas expressões faciais humanos. Além disso, o dispositivo conta com movimentos de respiração para parecer ainda mais humano.

Outras ações de Cleo que puderam ser vistas no vídeo foram os ajustes dos seus pés para que ela mantivesse o equilíbrio, e a movimentação dos seus olhos para acompanhar a pessoa com quem estava conversando.

O que difere Cleo de alguns outros dispositivos realistas são as suas múltiplas articulações em locais como braços, pulsos, ombros e pescoço. Isso permite que ela realize alguns gestos corporais considerados simples, como encolher os ombros.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas