Tecnologia e Ciência Rússia adia missão lunar por dificuldades de pouso da Luna-25

Rússia adia missão lunar por dificuldades de pouso da Luna-25

Primeiro lançamento russo de uma sonda para a Lua desde 1970 deve acontecer somente em maio de 2022

AFP
Lançamento da Luna-25 foi adiado e deve acontecer somente em maio de 2022

Lançamento da Luna-25 foi adiado e deve acontecer somente em maio de 2022

Divulgação/Roscosmos

A Rússia anunciou nesta terça-feira (24) que adiou o lançamento de sua sonda Luna-25 por causa de um problema com o sistema de descida.

Inicialmente programada para acontecer em outubro e depois adiada para 2022, esta missão será o primeiro lançamento de uma sonda lunar, por parte de Moscou, desde os anos 1970.

Leia mais: Vídeo mostra robô da Boston Dynamics dando mortal para trás

É um golpe muito duro para as ambições da Rússia no páreo na nova corrida à Lua. A Agência Espacial americana (Nasa) planeja enviar astronautas para o satélite terrestre em 2024.

Alexander Shirkhakov, diretor da NPO Lavochkin, empresa que desenvolve a sonda Luna-25, explicou nesta terça-feira que o adiamento se deve a "certos problemas detectados durante os testes". Ele mencionou, especificamente, a necessidade de "desenvolver um sistema de aterrissagem lunar com segurança absoluta". 

Na sexta-feira passada, a agência espacial russa (Roscosmos) já havia antecipado que o lançamento da Luna-25 seria, "a priori", adiado para maio de 2022.

A agência mencionou "a necessidade de verificar melhor (...) o funcionamento dos diferentes instrumentos".

Leia mais: Funcionários com deficiência operam robô-garçom de casa

O projeto Luna-25 é o primeiro passo de uma série de missões russas, que têm como objetivo instalar uma eventual base em órbita, ou mesmo sobre a superfície lunar, construída em conjunto com a China.

A indústria espacial russa passou por muitas dificuldades nos últimos anos, entre lançamentos fracassados e escândalos de corrupção, embora também tenha anunciado projetos ambiciosos. Entre eles, está a construção de uma estação espacial que substitua a ISS (na sigla em inglês).

Últimas