Saiba como usar o celular para pedir ajuda em situações de perigo
Um aparelho com conexão de internet pode ajudar uma vítima de acidente a falar com familiares e até acionar a polícia ou os bombeiros
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
Uma casa de três andares desmoronou na zona oeste do Rio de Janeiro na última segunda-feira (12). Uma mãe e seu filho de três anos ficaram presos sob os escombro e um aplicativo de mensagens foi fundamental para pedir ajuda à familiares.
Leia também: Facebook pagava terceirizados para transcrever áudios do Messenger
Segundo Guilherme Neves, especialista em Segurança Cibernética e professor do curso na pós-graduação da UniCarioca, no Rio de Janeiro, o envio de mensagem por aplicativo só foi possível porque a vítima estava conectada a uma rede internet móvel, já que por Wi-Fi não seria possível.
“A conexão com a internet no smartphone depende das chamadas células, as antenas de celular que ficam espalhadas pela cidade. As antenas são instaladas de modo que a pessoa não perca o sinal, mas, no caso da vítima do desmoronamento, ela deve ter encontrado um ponto em que não havia concreto, já que o material, assim como o ferro, diminuiu a conexão da rede com o dispositivo”, explica Neves.
Contatos de emergência
Leia também
Qualquer modelo de celular tem um recurso de segurança que permite salvar alguns contatos de emergência. Assim, é possível fazer chamadas mesmo que o aparelho esteja com a tela bloqueada por senha ou digital.
“Em todo os modelos de celulares é possível cadastrar números de urgências. É uma boa prática que os usuários cadastrem os telefones da polícia militar, bombeiros e de parentes”, afirma o especialista em Segurança Cibernética.
Como uma boa conexão de rede depende do local e da disponibilidade de antenas, os smartphones também podem afetar na conectividade.
“Um celular top de linha consegue captar o sinal mais rápido do que celulares de menor eficiência, sendo capaz de sintonizar com sinais de menor potência. A captação de sinal vária de acordo com o modelo, o que não significa que o modelo mais caro terá um melhor sinal”, afirma o professor.
Aprenda como enviar alerta SOS do celular usando apenas um botão
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques