Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SpaceX recupera parte mais importante de foguete pela 1ª vez

Empresa do bilionário Elon Musk busca reaproveitar partes do Falcon Heavy em mais de um lançamento para baratear os custos da exploração espacial

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Terceiro lançamento do foguete Falcon Heavy
Terceiro lançamento do foguete Falcon Heavy Terceiro lançamento do foguete Falcon Heavy

A Space X realizou com sucesso, na madrugada desta terça-feira (25), o terceiro lançamento do seu foguete Falcon Heavy, considerado o mais potente construído na história.

Desta vez, a empresa conseguiu, pela primeira vez, resgatar o "nariz" do foguete, considerada a parte mais importante por transporta cargas ao espaço. O navio-robô chamado de Ms. Tree com uma rede retirou a estrutura do mar.

Uma das características desse projeto é a possibilidade de recuperar partes que podem ser usadas em outros lançamentos. Isso diminui os custos das missões espaciais e pode viabilizar novas empreitadas além da atmosfera.

Barco-robô no resgate do 'nariz' do Falcon Heavy
Barco-robô no resgate do 'nariz' do Falcon Heavy Barco-robô no resgate do 'nariz' do Falcon Heavy

Nas duas vezes anteriores, o destaque dos lançamentos tinha sido o pouso de pelo menos dois dos três propulsores do foguete. Os engenheiros da Space X criaram um sistema para que essas partes pousem sozinhas em plataformas flutuantes no mar.

Publicidade

No lançamento desta madrugada, o propulsor principal teve uma falha e se chocou no momento em que estava se aproximando da plataforma.

O problema não desanimou o bilionário Elon Musk que havia reconhecido que a missão seria "o mais difícil de todos os tempos" e comemorou a fase bem-sucedida de seus projetos espaciais.

Publicidade

Veja também:

Astronautas retornam à Terra após meses no espaço

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.