Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SxSW 2023: festival reúne filmes e shows em realidade imersiva

Participantes fazem fila para assistir a produções em XR, VR e AR

Tecnologia e Ciência|Aline Sordili, em Austin (Texas, EUA)

Curta-metragem reconstrói assassinato do presidente John Kennedy Jr
Curta-metragem reconstrói assassinato do presidente John Kennedy Jr Curta-metragem reconstrói assassinato do presidente John Kennedy Jr

Filmes e experiências em realidade imersiva são realidade no SXSW há muitos anos. Quanto mais o tempo passa, mais realistas as experiências se tornam. Começou neste domingo (12) a XR Experience, que é o encontro entre as áreas de interatividade com as produções audiovisuais.

A intenção é apresentar novas formas de narrativa e arte dentro deste universo imersivo, com tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista.

Das 31 experiências, a mais impactante é o curta-metragem que reconstrói o assassinato do presidente americano John Kennedy Jr. JFK Memento foi criado pelo estúdio especializado Targo, em parceria com a Meta, e terá uma segunda parte que será lançada em novembro deste ano. A produção só pode ser vista com os óculos Quest.

A Targo também está apresentando a série documental Behind The Dish (Por Trás do Prato, em tradução livre). Nas duas produções, o co-fundador do estúdio, Victor Agulhon, traz pontos de vista não explorados dentro dessas temáticas. “Além da experiência imersiva, mostramos diferentes pontos de vista desses conteúdos.”

Publicidade

Outro conteúdo imersivo feito em parceria com a empresa de Mark Zukerberg é o MLK: Now is the time, sobre Martin Luther King.

Dentro da XR Experience, a Symbiosis era a mais disputada hoje. A produção multissensorial apresenta um futuro distópico afetado pelas mudanças climáticas.

Publicidade

Outro estande bem disputado é o do grupo coreano Aespa. As quatro garotas são estrelas de k-pop e estão sendo lançadas pela gravadora SM Entertainment e pela plataforma de shows de realidade virtual AmazeVR. Outro show de realidade virtual é o Futurum, de J Balvin.

XR e Metaverso são uma das 25 trilhas do festival deste ano, mas podem ser vistas e experimentadas em toda a programação, de palestras, workshops e na exposição. As experiências imersivas também estão sendo usadas para melhorar a experiência com exercícios, gerar sentimentos sensoriais pela alimentação e auxiliar na educação e em treinamentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.