Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Tecnologia de fones de ouvido promete revolucionar a detecção do Alzheimer, diz pesquisa

No 187º Encontro Virtual da Acoustical Society of America, que acontece nesta semana, uma pesquisadora apresenta o dispositivo chamado hearable, capaz de “ouvir” os sinais do Alzheimer

Tecnologia e Ciência|Do R7

Os pesquisadores estão realizando experimentos com voluntários, utilizando tanto aparelhos auditivos quanto rastreadores oculares convencionais Reprodução/ Boutros e outros Sociedade Acústica da América/RECORD NEWS - 23.10.2024

Pesquisadores da Universidade de Dartmouth e da École de Technologie Supérieure estão desenvolvendo um método inovador para detectar o Alzheimer precoce utilizando microfones embutidos em fones de ouvido.

De acordo com o News Medical, uma abordagem já consolidada para identificar sinais precoces da doença é a análise dos movimentos oculares, conhecidos como “sacadas”. Essas sacadas são movimentos rápidos dos olhos realizados quando a pessoa altera seu foco visual.

Em pacientes com Alzheimer, esses movimentos tendem a ser mais lentos, imprecisos ou atrasados, se comparados aos de indivíduos saudáveis, o que pode indicar o início do declínio cognitivo.

Os pesquisadores estão explorando um método alternativo, liderado por Rachel Bouserhal no Laboratório de Pesquisa em Saúde Auditiva e Dispositivos Assistivos (RHAD) da École de Technologie Supérieure, e Chris Niemczak na Geisel School of Medicine da Universidade de Dartmouth.


A cientista Miriam Boutros apresentou, nesta terça-feira (19), no 187º Encontro Virtual da Acoustical Society of America, que acontece de 18 a 22 de novembro de 2024, o protótipo que auxiliará na detecção precoce da doença.

“Estamos usando um dispositivo chamado hearable”. “É um fone de ouvido com microfones intra-auriculares que capturam sinais fisiológicos do corpo. Nosso objetivo é desenvolver algoritmos de monitoramento de saúde para hearables, capazes de realizar monitoramento contínuo e de longo prazo, além da detecção precoce de doenças.” Disse Boutros.


Leia Mais:

Os movimentos dos olhos, incluindo as sacadas, geram pequenas vibrações no tímpano, que podem ser detectadas por microfones sensíveis localizados no ouvido. Os pesquisadores estão realizando experimentos com voluntários, utilizando tanto aparelhos auditivos quanto rastreadores oculares convencionais.

A pesquisa busca identificar sinais relacionados às sacadas e distinguir entre sinais saudáveis e sinais que podem indicar distúrbios neurológicos, como o Alzheimer. Isso sugere que os movimentos oculares podem ser uma maneira de detectar precocemente doenças como o Alzheimer.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.