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Tecnologia e Ciência

Threads alcança 30 milhões de usuários em 18 horas e vira clara ameaça ao Twitter

Em resposta, a plataforma de Elon Musk ameaçou processar a Meta, controladora do Facebook

Tecnologia e Ciência|Do R7

O Threads, novo aplicativo da Meta, chegou a 30 milhões de usuários em cerca de 18 horas após seu lançamento, emergindo como a primeira ameaça real ao Twitter, de Elon Musk, e ajudado pelo acesso a bilhões de usuários do Instagram e uma interface semelhante à de seu rival.

Apelidado de "Twitter-Killer", o Threads foi o aplicativo gratuito mais baixado na App Store, da Apple, no Reino Unido e nos Estados Unidos nesta quinta-feira (6).

O Twitter respondeu com uma ameaça de processo à Meta, disse o site de notícias Semafor, citando uma carta entregue a Mark Zuckerberg, presidente da empresa, por um advogado da plataforma de Musk.

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A Meta disse que ninguém na equipe de engenharia do Threads é ex-funcionário do Twitter.


Representantes do Twitter não estavam disponíveis para comentar. A Reuters não pôde verificar imediatamente a reportagem do Semafor.

"O lançamento do Threads pela Meta veio no momento perfeito para dar a ele uma chance de derrotar o Twitter", disse Niklas Myhr, professor de marketing da Chapman University, referindo-se à turbulência no Twitter depois que a rede limitou o número de tuítes que os usuários podem ver.


"O Threads começará acelerado, pois é construído sobre a plataforma do Instagram com sua enorme base de usuários, e, se os usuários adotarem o Threads, os anunciantes seguirão de perto."

Atualmente, não há anúncios no aplicativo Threads, e o presidente da Meta Platforms, Mark Zuckerberg, disse que a empresa só pensará sobre monetização quando houver um caminho claro para 1 bilhão de usuários.


O relacionamento de anúncios existentes do Instagram e do Facebook deve ajudar a receita do Threads, disse Pinar Yildirim, professora associada de marketing da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia.

"O Facebook é uma aposta menos incerta em comparação com o Twitter e um player maior no mercado de anúncios."

Embora o Threads seja um aplicativo independente, os usuários podem fazer login com suas credenciais do Instagram, o que o torna uma adição fácil aos mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais do Instagram.

O Twitter, em comparação, tinha 229 milhões de usuários ativos mensais em maio de 2022, de acordo com um comunicado feito antes da compra da plataforma de mídia social por Musk.

O Mastodon, outro aplicativo semelhante ao Twitter, tem 1,7 milhão de usuários ativos mensais, de acordo com o site da empresa, enquanto o Bluesky, apoiado pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, tem cerca de 265 mil usuários.

Alguns analistas disseram que o Threads lembra o sucesso da Meta em integrar recursos cruciais de plataformas como Snapchat e TikTok, no caso do Stories e do Reels do Instagram, respectivamente.

Pelo menos quatro analistas elevaram seus preços-alvo para as ações da Meta, que já mais que dobraram de valor neste ano.

A chegada do aplicativo ocorre depois que Zuckerberg e Musk trocaram farpas por meses, até mesmo ameaçando lutar entre si em um combate com diversas artes marciais em Las Vegas.

"O encontro na gaiola começou, e Zuckerberg deu um grande golpe. De muitas maneiras, é exatamente o que você esperaria da Meta: execução estelar e uma interface de usuário fácil de navegar", disse Jasmine Enberg, analista principal da Insider Intelligence.

Trabalho em andamento

O lançamento do Threads foi claramente um primeiro passo, uma vez que ele ainda carece de ferramentas já presentes no Twitter.

O Threads não possui hashtags nem funções de busca por palavra-chave, o que significa que os usuários não podem acompanhar eventos em tempo real, como no Twitter. Ele ainda não conta com uma função de mensagens diretas e também não tem uma versão para desktop, da qual dependem certos usuários, como organizações empresariais.

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Alguns internautas, incluindo o popular crítico de tecnologia Marques Brownlee, também fizeram posts sobre a necessidade de um feed que consista apenas nas pessoas que o usuário segue. Atualmente, os usuários têm pouco controle sobre o feed principal.

"Deveria haver um aplicativo de conversas públicas com mais de 1 bilhão de pessoas. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Esperamos conseguir", disse Zuckerberg no Threads, onde ele tem 1 milhão de seguidores agora.

A presidente do Twitter, Linda Yaccarino, que foi contratada por Musk em maio para aumentar a confiança dos anunciantes, disse no Twitter, nesta quinta-feira, que "a voz de todos importa" no aplicativo. "Muitas vezes somos imitados — mas a comunidade do Twitter nunca pode ser duplicada."

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