Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Trineto de D. Pedro II diz que vai doar acervo para novo museu

D. João Henrique de Orleans e Bragança esteve nesta tarde (3) no Museu Nacional; entre as peças, há artigos de Pedro II e da Princesa Isabel

Tecnologia e Ciência|PH Rosa, do R7, no Rio de Janeiro

Incêndio atingiu Museu Nacional neste domingo (2)
Incêndio atingiu Museu Nacional neste domingo (2) Incêndio atingiu Museu Nacional neste domingo (2)

Trineto de Dom Pedro II, Dom João Henrique de Orleans e Bragança, esteve na tarde desta segunda-feira (3) no Museu Nacional, em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, local que abrigou a família Imperial.

Durante a visita, Dom João afirmou que vai doar parte de seu acervo imperial para compor o novo museu, depois que este for reconstruído. Entre as peças, há artigos de Pedro II e de sua bisavó, a Princesa Isabel.

"Tenho peças que pertenceram a Dom Pedro II, uma coleção de fotografias inéditas, gravuras. Pedro II gostava muito de arqueologia, são peças importantes e a pequena parte que me cabe quero emprestar ao museu", disse o empresário, que considera um "dever" da família imperial ajudar o Brasil.

Dom João também considerou que o incêndio que destruiu o museu "é um desastre para nossa memória e um retrato do nosso país".

Publicidade

"O Brasil precisa mudar e isso é um exemplo do descaso das autoridades com tudo", afirmou.

Incêndio

Publicidade

Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atingiu, na noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. 

O prédio de 200 anos foi residência das famílias real portuguesa e imperial brasileira e tem um dos acervos mais importantes do país, com cerca de 20 milhões de peças.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.