Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Túmulo de criança no sul do Quênia é o mais antigo do mundo

Encontrado em caverna, local de sepultamento tem 78 mil anos e mostra vida emocional do homo sapiens, diz arqueólogo

Tecnologia e Ciência|

Túmulo foi encontrado em uma caverna no sul do Quênia
Túmulo foi encontrado em uma caverna no sul do Quênia Túmulo foi encontrado em uma caverna no sul do Quênia

A descoberta do local de sepultamento humano mais antigo de que se tem conhecimento, o túmulo de uma criança em uma caverna do Quênia, lança uma nova luz sobre a vida emotiva dos primeiros homo sapiens, disse o arqueólogo-chefe dos museus do país do leste africano nesta quarta-feira (12).

Leia também: Neandertais ouviam tão bem quanto os homo sapiens, diz estudo

Na semana passada, cientistas anunciaram terem encontrado o local, que data de cerca de 78 mil anos atrás, onde uma 'Mtoto' — 'criança' em suaíli — foi enterrada em uma caverna chamada Panga ya Saidi, próxima do litoral queniano.

"É significativo... porque é a primeira vez que estamos começando a ter uma noção das capacidades cognitivas, e também emocionais, neste momento do tempo", disse Emmanuel Ndiema à Reuters em uma entrevista.

Publicidade

Descobertas arqueológicas anteriores ajudaram pesquisadores a entenderem outros aspectos de como os humanos primitivos viviam, como seus avanços tecnológicos, a forma como se sustentavam e como se relacionavam com o meio ambiente, disse ele.

Leia também

"Estamos começando a entender as pessoas tendo algum elo emocional com os mortos a ponto de poderem enterrá-los intencionalmente. Também estamos vendo capacidades cognitivas, pensamento abstrato", disse Ndiema.

Publicidade

Mtoto foi posta em uma cova rasa sob a abóbada protetora da caverna, com a cabeça apoiada em um travesseiro e a parte superior do corpo envolta cuidadosamente em uma mortalha.

Acredita-se que a criança, cujo gênero não está claro, morreu com cerca de 2,5 a 3 anos de idade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.