Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

TV é o segundo meio de acesso à internet no Brasil, diz pesquisa

Televisão é usada por 50% dos usuários, aponta TIC Domicílios 2021; celular é dispositivo mais utilizado para acesso à web

Tecnologia e Ciência|Lucas Nanini, do R7, em Brasília

TV é utilizada por 50% dos usuários da rede, segundo a pesquisa
TV é utilizada por 50% dos usuários da rede, segundo a pesquisa

A pesquisa TIC Domicílios 2021, divulgada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) nesta terça-feira (21) aponta que a televisão foi o segundo meio mais utilizado no Brasil para acesso à internet, atrás apenas do celular, no ano passado. O veículo é utilizado por 50% dos usuários da rede. Os que acessam a web por computador foram 36%.

A TIC Domicílios 2021 demonstra que o uso de internet pela TV aumentou em números absolutos. A população brasileira que acessava a rede por esse dispositivo passou de 49,5 milhões em 2019 para 74,5 milhões no ano passado.

O levantamento mostra que a televisão ultrapassou o computador como meio de acesso à internet nos últimos dois anos. Em 2019, 37% dos usuários entravam na web pela TV, contra 42% que usavam computadores. Em 2020, a televisão foi o veículo de acesso de 44% – o acesso pelo computador se manteve em 42%.

De acordo com o levantamento, a maior alta entre os que acessam a internet pela TV está na faixa etária entre 35 e 44 anos. Houve aumento de 22 pontos percentuais em 2021, em relação ao ano anterior. No mesmo período, o uso do dispositivo cresceu 21 pontos percentuais na região Norte e 18 pp entre as mulheres.


internet roteador
internet roteador

No topo da lista, desde 2015, está o celular. A pesquisa apontou que desde 2019 são 99% os usuários que acessam a rede por esse dispositivo. No total, 82% tem acesso à internet. As regiões Sudeste (84%), Centro-Oeste (83%) e Sul (83%) têm o maior número de conexões. Depois aparecem o Norte (79%) e o Nordeste (77%).

A pesquisa TIC Domicílios 2021 foi realizada para medir posse, uso, acesso e hábitos da população brasileira em relação às TICs – tecnologias da informação e comunicação. O levantamento foi feito junto a 21.011 pessoas com 10 anos ou mais, entre outubro de 2021 e março de 2022.


Pesquisa mostra que TV é 2º meio de acesso à web no Brasil
Pesquisa mostra que TV é 2º meio de acesso à web no Brasil

Acesso diário

A pesquisa TIC Domicílios 2021 aponta que que três em cada quatro brasileiros usam a internet todo dia ou quase que diariamente. De acordo com o estudo. 138, 8 milhões de brasileiros acessam com grande frequência a web, enquanto outros 9,6 milhões têm um tempo de uso mais espaçado.

O levantamento mostra que 35,5 milhões de pessoas com 10 anos ou mais não usam a internet. Entre as classes, as que têm mais respondentes que disseram não utilizar a rede mundial de computadores são D e E.


Sobre as atividades na internet, 93% dos participantes da pesquisa disseram que usam a web para enviar mensagens, outros 82% para chamadas de vídeo, 81% para acessar redes sociais, 73% para assistir a vídeos e ouvir músicas, 54% para ler jornais, revistas ou notícias, 50% para acompanhar transmissões ao vivo e 50% para buscar informações sobre saúde.

O maior aumento em relação à pesquisa anterior da Cetic.br foi o uso da internet para transações financeiras. Nessa situação, 46% dos ouvidos afirmam utilizar a web para movimentações em contas bancárias ou pagamentos, um crescimento de 13%.

Pesquisa mostra dados sobre acesso à internet no Brasil
Pesquisa mostra dados sobre acesso à internet no Brasil

Outros índices

Segundo o levantamento, o acesso à internet diminuiu no Brasil entre 2020 e 2021 em residências que ficam em zonas urbanas, caindo de 86% para 83%. As áreas rurais do país registraram um aumento de seis pontos percentuais no mesmo período, alcançando 71%.

internet meio rural x urbano
internet meio rural x urbano

Quando os números são divididos por classes, a desigualdade no acesso à rede fica mais evidente. Todas as pessoas ouvidas da classe A têm conexão com a web, enquanto apenas 61% dos respondentes das classes D e E possuem algum tipo de acesso.

Apesar dos 39% de diferença no acesso à internet entre as classes A, D e E em 2021, a desigualdade neste quesito é uma das menores já registradas. Em 2015, o levantamento do Cetic.br constatou que 99% das pessoas da classe A tinham internet, enquanto 16% das pessoas das classes D e E possuíam conexão com o mundo virtual naquele ano.

O levantamento mostra que 14% das pessoas das classes D e E tinham computador em 2019, enquanto apenas 10% responderam positivamente à pergunta em 2021. O mesmo acontece com a classe C, em que a posse de computador caiu de 44% para 41% no mesmo período.

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.