Última foto de Marte é divulgada pela missão InSight, com bateria da sonda perto do fim

Após quatro anos de missão, espaçonave da Nasa pode ter enviado a última imagem do planeta vermelho à Terra

Tecnologia e Ciência|Do R7

A sonda Mars Insight fez diversas descobertas ao longo dos anos de atividade
A sonda Mars Insight fez diversas descobertas ao longo dos anos de atividade A sonda Mars Insight fez diversas descobertas ao longo dos anos de atividade

Essa pode ter sido a última imagem da missão InSight! Na segunda-feira (19), a Nasa divulgou uma imagem feita pela sonda para avisar que essa pode ser a última foto. A sonda está em Marte desde 2018, por isso a bateria do dispositivo está chegando ao fim.

A sonda foi lançada dos Estados Unidos no dia 5 de maio de 2018 e pousou no planeta em 26 de novembro do mesmo ano. O objetivo da missão era explorar o interior da terra marciana, fazendo novas pesquisas do planeta rochoso.

A Mars Insight é equipada com dois painéis solares, que estão produzindo menos energia para o funcionamento da sonda, por causa do grande acúmulo de poeira. A Nasa acredita que o dispositivo pode parar de responder ainda neste mês.

A informação do fim do funcionamento da Mars Insight foi compartilhada no Twitter oficial da missão: "Minha energia está muito baixa, então esta pode ser a última imagem que posso enviar. Mas não se preocupe comigo: meu tempo aqui foi produtivo e sereno. Se eu puder continuar falando com minha equipe de missão, continuarei — mas estarei encerrando aqui em breve. Obrigado por ficar comigo", informou a companhia.

Apesar de a bateria estar chegando ao fim, a sonda conseguiu realizar diversas descobertas e presenciar eventos importantes em Marte que auxiliaram os cientistas a entender mais sobre o planeta.

A sonda detectou mais de 1.300 terremotos e localizou regiões propensas a esse evento, o que permitiu aos cientistas conhecer melhor a profundidade e a composição da crosta, do manto e do núcleo de Marte.