Uma casa impressa em 3D está à venda nos EUA pela primeira vez
Imóvel demorou 48 horas para ser construído e custou até 50% menos do que outras propriedades do mesmo bairro
Tecnologia e Ciência|João Melo, Do R7*
Cientistas já utilizam impressoras 3D para fazer diversos tipos de objetos que podem ser usados no dia a dia e até mesmo para produzir alimentos. Agora, pela primeira vez, uma casa construída por com essa tecnoplogia está à venda nos Estados Unidos.
O imóvel está localizado na região de Riverhead, no estado de Nova York. Segundo a SQ4D, empresa responsável pela construção, a habitação demorou cerca de 48 horas para ser construída e precisou da mão de obra de apenas três pessoas para operar o sistema digital da impressora.
Leia mais: Empresa de Elon Musk quer levar turistas ao espaço em 2021
Esse sistema digital é conhecido como ARCS (Sistema de Construção Robótica Autônomo, em tradução livre) e permite que o dispositivo construa paredes internas e externas, eletrodutos e outras estruturas presentes na residência tudo isso com materiais sustentáveis.
“A tecnologia ARCS de baixo consumo de energia permite que casas e edifícios sejam construídos usando muito menos energia do que os métodos tradicionais de construção, criando um impacto ambiental positivo”, destacou a empresa.
Leia mais: População de tubarões diminuiu 71% nos últimos 50 anos
O imóvel tem 1400 m², no total, tem garagem, três dormitórios e quatro banheiros. A casa está à venda em uma plataforma imobiliária dos EUA por US$ 300 mil, cerca de R$ 1,6 milhões na cotação atual. De acordo com a SQ4D, este valor é até 50% menor do que outras casas tradicionais que estão à venda na região.
Essa é a primeira residência feita com impressão 3D com certificado para receber moradores nos EUA até o momento, mas, como outras empresas já apresentaram projetos parecidos, a expectativa é de que novos imóveis passem a receber este tipo de certificação nos próximos anos.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques