Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Uma casa impressa em 3D está à venda nos EUA pela primeira vez

Imóvel demorou 48 horas para ser construído e custou até 50% menos do que outras propriedades do mesmo bairro

Tecnologia e Ciência|João Melo, Do R7*

casa foi construída em cerca de 48 horas
casa foi construída em cerca de 48 horas

Cientistas já utilizam impressoras 3D para fazer diversos tipos de objetos que podem ser usados no dia a dia e até mesmo para produzir alimentos. Agora, pela primeira vez, uma casa construída por com essa tecnoplogia está à venda nos Estados Unidos.

O imóvel está localizado na região de Riverhead, no estado de Nova York. Segundo a SQ4D, empresa responsável pela construção, a habitação demorou cerca de 48 horas para ser construída e precisou da mão de obra de apenas três pessoas para operar o sistema digital da impressora.

Leia mais: Empresa de Elon Musk quer levar turistas ao espaço em 2021

Esse sistema digital é conhecido como ARCS (Sistema de Construção Robótica Autônomo, em tradução livre) e permite que o dispositivo construa paredes internas e externas, eletrodutos e outras estruturas presentes na residência tudo isso com materiais sustentáveis.


“A tecnologia ARCS de baixo consumo de energia permite que casas e edifícios sejam construídos usando muito menos energia do que os métodos tradicionais de construção, criando um impacto ambiental positivo”, destacou a empresa.

Leia mais: População de tubarões diminuiu 71% nos últimos 50 anos


O imóvel tem 1400 m², no total, tem garagem, três dormitórios e quatro banheiros. A casa está à venda em uma plataforma imobiliária dos EUA por US$ 300 mil, cerca de R$ 1,6 milhões na cotação atual. De acordo com a SQ4D, este valor é até 50% menor do que outras casas tradicionais que estão à venda na região.

Essa é a primeira residência feita com impressão 3D com certificado para receber moradores nos EUA até o momento, mas, como outras empresas já apresentaram projetos parecidos, a expectativa é de que novos imóveis passem a receber este tipo de certificação nos próximos anos. 

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.