Tecnologia e Ciência Vazamento expõe senhas de 21 milhões e 772 milhões de e-mails

Vazamento expõe senhas de 21 milhões e 772 milhões de e-mails

Dados coletados pelos hackers eram utilizadas para os chamados ataques de preenchimento de credenciais; Veja como saber se seus dados foram vazados

Vazamentos

Dados vazados somavam mais de 87 gigabytes

Dados vazados somavam mais de 87 gigabytes

Pixabay

Quase 773 milhões de e-mails e mais de 21 milhões de senhas foram expostas recentemente em um fórum de hackers, de acordo com informações publicadas pelo site da revista norte-americana Wired. 

A pasta com os arquivos vazados abrigava mais de 12 mil arquivos pesavam, juntos, mais de 87 gigabytes.

O vazamento foi revelado pela primeira vez pelo pesquisador de segurança Troy Hunt, que mantém uma ferramenta para pesquisar se teve o próprio e-mail ou senha comprometidos por uma violação.

Facebook admite o vazamento dos dados de 50 milhões de usuários

De acordo com a publicação, o caso é considerado "muito sério" porque incluir informações confidenciais, como números de cartão de crédito e da Previdência Social.

As listas de dados coletados pelos hackers parecem ter sido utilizadas para os chamados ataques de preenchimento de credenciais, processos que atacam principalmente internautas que reutilizam senhas em toda a web.

Para saber se você teve seus dados vazados, basta acessar a ferramenta de Hunt e adicionar seu endereço de e-mail. Se aparecer a mensagem "Oh no — pwned", significa que você teve os dados vazados.