Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Internado, Cid Gomes pede adiamento de sua convocação à Câmara

Líder do PMDB vai propor comissão externa para averiguar saúde do ministro da Educação

Brasil|

Cid Gomes está internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo
Cid Gomes está internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo Cid Gomes está internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo

O ministro da Educação, Cid Gomes (PROS-CE), entregou um pedido de adiamento da ida dele à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a declaração de que há "400, 300 achacadores" na Casa. A convocação do ministro havia sido aprovada nesta quarta-feira (4).

Segundo a assessoria de imprensa, Cid está internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, desde esta terça (10) pela manhã. As temperaturas negativas que enfrentou em viagem aos Estados Unidos, onde participou de evento da Universidade Yale no fim de semana, teriam feito com que já chegasse doente ao Brasil.

A assessoria também informa que, por conta do estado de saúde, Cid já havia cancelado participação em evento em Santo André, em São Paulo, nesta segunda-feira (9). A decisão de interná-lo teria partido dos médicos, que agora conduzem uma bateria de exames.

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

A presidência da Câmara foi informada oficialmente da ausência de Cid nesta manhã, por meio de um ofício assinado pelo ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa. Nos corredores da presidência, falava-se na noite de ontem que Cid não viria, mas sem confirmação.

"Em razão de o Ministro Cid Ferreira Gomes ter sido acometido de doença que provocou sua internação (...) sem definição a respeito da respectiva alta médica, ele não poderá comparecer à convocação", diz trecho do documento, que não esclarece qual é a doença do ministro da Educação nem seu estado de saúde.

Publicidade

No ofício, Costa solicita agendamento de uma nova data para o ministro "prestar os esclarecimentos solicitados pelo Plenário da Câmara dos Deputados".

Porém, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), promete apresentar nesta quarta-feira (11) um requerimento propondo a criação de uma comissão externa formada por deputados médicos para ir ao hospital Sírio Libanês.

Publicidade

Picciani quer que o requerimento seja votado pelo Plenário ainda nesta tarde. Mas isso dependerá do andamento da sessão do Congresso Nacional convocada para analisar vetos presidenciais e o Orçamento da União, que acontece neste momento.

De acordo com Picciani, o parecer da comissão externa ajudará a definir uma nova data para o comparecimento de Cid.

— Se ele estiver mentindo, a Câmara tomará as providências previstas.

Segundo o ex-ministro Ciro Gomes (PROS-CE), seu irmão estava com princípio de pneumonia ao ser hospitalizado.

— Mas já está sob controle.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.