Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

José Genoino toma posse como deputado federal

Ex-presidente do PT foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por envolvimento no mensalão

Brasil|Marina Marquez, do R7, em Brasília

O ex-presidente do PT, José Genoino, tomou posse nesta quinta-feira (3) como deputado federal na Câmara do Deputados, em Brasília. O petista foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento no mensalão e cumprirá o mandato até que todos os recursos sejam julgados.

Ele participou de uma cerimônia coletiva de posse. Além de Genoino, outros 13 parlamentares também assumiram vagas de deputados que deixaram os cargos para se tornarem prefeitos em vários municípios do País.

Genoino é o segundo suplente do PT paulista. O primeiro suplente, Valderlei Siraque, assumirá definitivamente a vaga da cadeira deixada por Carlinhos Almeida (PT-SP), que foi eleito prefeito de São José dos Campos (SP). Genoino, por sua vez, assume a vaga do deputado Aldo Rebelo, atual ministro dos Esportes.

Dilma afirma que PT não é perfeito, mas Brasil "deve muito" ao partido

Publicidade

Leia mais notícias no R7

STF tem ano atípico com três presidentes e maior julgamento da história

Publicidade

Relembre as frases mais marcantes do julgamento do mensalão

O petista foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como a pena é menor que oito anos, ele ficará em regime semiaberto, no qual o condenado apenas dorme na prisão ou se apresenta regularmente à Justiça.

Apesar da condenação, o Supremo decidiu que os deputados condenados perderão o mandato após o trânsito em julgado do processo (quando não há mais chance de recursos). Além de Genoino, João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) também devem perder os cargos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.