Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“Sempre apoiei as demandas dos governos estaduais”, diz Dilma sobre a crise de água no País

Presidente destaca que abastecimento hídrico é responsabilidade dos Estados

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Presidente Dilma Rousseff realizou nesta terça-feira (27) a primeira reunião ministerial do segundo mandato
Presidente Dilma Rousseff realizou nesta terça-feira (27) a primeira reunião ministerial do segundo mandato Presidente Dilma Rousseff realizou nesta terça-feira (27) a primeira reunião ministerial do segundo mandato

Após mais de um mês sem se pronunciar sobre as crises de água, energia e o aumento de impostos promovidos pela nova equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff aproveitou o discurso de abertura da reunião ministerial, nesta terça-feira (27), para se posicionar sobre todos esses assuntos.

Dilma cobrou eficiência dos ministros nas gestão de suas respectivas pastas e pediu que o alto escalão reja a todos os “boatos” sobre os ajustes nas contas do governo, a presidente também falou sobre os problemas hídricos que algumas regiões do País enfrentam.

De acordo com Dilma, essa é a maior estiagem “das últimas décadas” e por isso há crise no abastecimento, principalmente em cidades do Sudeste e do Nordeste. No entanto, a presidente lembrou que essa é uma responsabilidade dos Estados e garantiu que o governo federal sempre atendeu todas as demandas que chegaram dos governadores.

— Desde o início desta, que é a maior estiagem das últimas décadas, o governo federal apoiou de todas as formas, inclusive com vultuosos investimentos, as demandas dos governos estaduais, que são responsáveis constitucionalmente pelo abastecimento de água.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Dilma também orientou os ministros a estarem sempre atentos e em diálogo com os governadores, principalmente dos Estados do Sudeste, para ajudar a resolver o problema da falta de abastecimento.

Publicidade

— Oriento os ministros que se engajem no esforço dos governos estaduais, notadamente no Sudeste, para vencer a atual situação de insegurança hídrica.

Para a presidente Dilma, a estiagem é também a responsável pela alta no preço dos alimentos, uma vez que a seca prejudicou a produção agrária. Além disso, a crise de energia elétrica também foi creditada à falta de chuvas, que gerou o baixo nível dos reservatórios.

Publicidade

Mas, a presidente foi econômica nos comentários sobre a crise energética. Durante seu pronunciamento, Dilma limitou-se a dizer que o governo está tomando “todas as ações cabíveis para garantir os suprimento de energia elétrica”.

Presidente chega de helicóptero à reunião ministerial

Transposição da bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira entra no PAC

Alckmin pede R$ 3,5 bi a Dilma para combater falta d’água em SP

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.