Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Irmãos de 5 e 10 anos deixam o cabelo crescer e doam para pessoas com câncer no DF

Moradores da Vila Planalto, Marcus Vinícius e Carlos Eduardo Melo doaram as mechas para a rede feminina de combate ao câncer

Brasília|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

Os irmãos Carlos Eduardo e Marcus Vinícius Melo, antes do corte
Os irmãos Carlos Eduardo e Marcus Vinícius Melo, antes do corte

Os irmãos Marcus Vinícius e Carlos Eduardo Melo, de apenas 10 e 5, respectivamente, estavam há 4 anos deixando o cabelo crescer para doar para pessoas com câncer. Moradores da Vila Planalto, em Brasília, os meninos cresceram ouvindo histórias de familiares que sofreram com a doença, incluindo o bisavô, e decidiram que fariam sua parte para ajudar a trazer um pouco de alegria a essas pessoas.

Nesta segunda-feira (17), acompanhados dos pais, os irmãos foram até um salão de beleza na Asa Norte (DF) e doaram as mechas, que serão levadas para a rede feminina de combate ao câncer para confecção de perucas.

Segundo Marcus Vinícius, a decisão de doar o cabelo veio após descobrir que muitas pessoas perdiam o cabelo em razão da doença. O menino espera que sua ação possa incentivar outras crianças.

Leia mais: Clube em Brasília é flagrado furtando energia; prejuízo chega a R$ 1 milhão


"Quando era pequenininho e comecei a entender as palavras, meu pai falou sobre o câncer. Eu decidi doar porque não quero ver as pessoas tristes. Quero vê-las felizes. Não quero que elas chorem olhando no espelho e se achando feias. Desejo uma felicidade muito grande para elas", disse.

Bullying

O pai das crianças, Samuel Melo, conta que Marcus Vinicíus já deixava o cabelo crescer quando tinha apenas 5 anos, mas acabou doando pouco tempo depois de começar a sofrer bullying na escola e ser chamado de "menininha" pelos colegas. Com o passar dos anos, no entanto, o menino decidiu voltar a deixar o cabelo grande.


"Agora, eles estão de novo sofrendo bullying na escola. A diferença é que, dessa vez, a professora conversou com todos os coleguinhas de turma e explicou porque eles estão deixando o cabelo crescer, que era uma boa ação. E agora vários coleguinhas se inspiraram e querem deixar crescer", conta.

Marcus Vinícius ressalta a importância de evitar o desperdício. "Crianças têm que ajudar as pessoas. Quero incentivar vocês a cortar e doar o cabelo, e não jogar fora, desperdiçar. Sempre guarde, depois você leva para o hospital do câncer que eles vão ficar muito felizes. Eu incentivo isso para todo o Brasil. Espero que ajude muito", afirmou.


Liga do Bem

O salão escolhido pelas crianças para cortar o cabelo é parceiro do projeto Liga do Bem. Formado por servidoras do Senado Federal em parceria com voluntários, o grupo promove, todos os anos, a campanha Corte Solidário. O objetivo é arrecadar mechas de cabelo que serão usadas na confecção de perucas para mulheres com câncer.

Durante cinco anos de projeto, já foram doadas mais de 4 mil mechas. Organizadora do projeto, Patrícia Seixas explica que a meta é sempre ultrapassar o número de mechas doadas no ano anterior. Segundo ela, em 2021, foram mais de 1.000 doações. "Cada ano a gente vem aumentando nossa meta. Para esse ano, a expectativa é que sejam mais de 1.000", afirma.

Interessados em participar da campanha podem entrar em contato com a Liga e fazer a inscrição. Os cortes, gratuitos, começaram na segunda (17) e vão até quinta-feira (20) nos salões parceiros, em Brasília. As vagas são limitadas. Por isso, é preciso agendar o atendimento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.