Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula vai aos Estados Unidos nesta quinta para se encontrar com Biden

Encontro ocorrerá nesta sexta-feira (10); conservação ambiental e discurso de ódio no espaço virtual são temas que serão tratados

Brasília|Do R7, em Brasília

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e Joe Biden, presidente dos EUA
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e Joe Biden, presidente dos EUA Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, e Joe Biden, presidente dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta quinta-feira (9) para Washington, capital dos Estados Unidos, onde vai se encontrar com o presidente Joe Biden. O país norte-americano é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações de produtos industrializados brasileiros.

Entre os temas que serão tratados estão a conservação ambiental e a busca de mais engajamento dos países desenvolvidos para cumprir seus compromissos de financiamento na área climática.

Além disso, também serão discutidos temas como defesa da democracia, radicalização política, discurso de ódio no espaço virtual e a dinamização de investimentos, em particular na transição energética e geração de energia limpa. O retorno de Lula ao Brasil está previsto para este sábado (11).

Além de Lula, a comitiva brasileira será composta dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Participam do grupo Celso Amorim, assessor especial; Marcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio; e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Publicidade

"Durante o encontro na Casa Branca, os dois presidentes discutirão o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo, especialmente na liderança — até a Cúpula para a Democracia de março de 2023", informaram os Estados Unidos.

"Os presidentes também discutirão como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate à mudança climática, salvaguardando a segurança alimentar, incentivando o desenvolvimento econômico, fortalecendo a paz e a segurança e gerenciando a migração regional", completaram.

Publicidade

Leia também

Programação

Lula deve chegar por volta das 18h desta quinta-feira à base aérea Saint Andrews, em uma área próxima a Washington. Nesta sexta (10), às 12h30, o presidente terá um encontro com o senador Bernie Sanders, na Blair House, residência do governo norte-americano.

Em seguida, às 13h15, o petista se encontrará com deputados do Partido Democrata e, às 14h, com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais.

Publicidade

O encontro com Biden está marcado para 17h30, na Casa Branca. O presidente brasileiro volta ao Brasil no dia seguinte, às 12h30.

Próximas viagens

Ainda no primeiro semestre deste ano, Lula deve viajar para a China e Portugal.

China: deve ocorrer depois de março;

Portugal: previsto para 25 de abril, quando o cantor brasileiro Chico Buarque será agraciado com o Prêmio Camões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.