Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com média de quase dez ataques por dia, SC descarta presença da Força Nacional de Segurança

Secretário de Segurança Pública diz que neste primeiro momento não há necessidade

Cidades|Do R7

Na noite de quinta-feira (7), alguns ônibus já circulavam escoltados por carros alugados pela prefeitura de Florianópolis. A medida foi necessária porque não havia viaturas suficientes para acompanhar os coletivos em pontos mais críticos
Na noite de quinta-feira (7), alguns ônibus já circulavam escoltados por carros alugados pela prefeitura de Florianópolis. A medida foi necessária porque não havia viaturas suficientes para acompanhar os coletivos em pontos mais críticos Na noite de quinta-feira (7), alguns ônibus já circulavam escoltados por carros alugados pela prefeitura de Florianópolis. A medida foi necessária porque não havia viaturas suficientes para acompanhar os coletivos em pontos mais críticos (ANDERSON PINHEIRO/FUTURA PRESS)

Apesar de o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ter oferecido ajuda da Força Nacional de Segurança a Santa Catarina, o secretário de Segurança Pública do Estado, César Augusto Grubba, disse, nesta quinta-feira (7), que não vai precisar do apoio federal para combater a onda de violência. Já foram registrados 74 atentados, em 24 cidades desde o dia 30 de janeiro, uma média de quase dez por dia. Grubba afirmou que não há motivos neste momento para aceitar a oferta.

— Não é má vontade do governo do Estado em aceitar qualquer tipo de ajuda, mas neste momento não há necessidade. Temos controle da situação e a tendência é que essas ações recuem nos próximos dias.

O comandante da PM, coronel Nazareno Marcineiro, minimizou a importância da Força Nacional de Segurança no combate ao crime em Santa Catarina. Segundo ele, o efetivo seria pouco e teria de ser dividido entre as cidades, o que resultaria em cerca de 25 policiais e três viaturas por município. Porém, por falta de viaturas para escoltar os ônibus, a prefeitura da capital, Florianópolis, alugou, nesta quinta-feira, 20 carros para emprestar à Polícia Militar. Além disso, os 300 homens da Guarda Civil ajudam no trabalho de patrulhamento.

Suposto toque de recolher pode atingir capital catarinense no Carnaval 

Publicidade

Sobe para 74 o número de ataques em Santa Catarina

Nazareno disse acreditar que agentes federais no Estado poderiam desmotivar os policiais militares.

Publicidade

— Quando o trabalho diário deles - que sempre colocou Santa Catarina no topo dos indicadores de segurança do país - é desacreditado ao se chamar ajuda externa, o empenho e engajamento, que faz a diferença neste combate, cai muito.

Onda de ataques

Publicidade

Santa Catarina vive a segunda onda de violência dos últimos meses. A primeira foi em novembro do ano passado. Os novos ataques começaram no dia 30 de janeiro. O Estado voltou a registrar ônibus, viaturas das polícias Militar e Civil, e veículos particulares incendiados. Bases da PM e delegacias também foram atacadas com tiros ou coquetéis molotovs.

O número de cidades em Santa Catarina que registraram ataques supostamente feitos por uma facção que atua no Estado já supera o verificado em 2012, ano em que a série de atentados começou. Em oito dias, foram registrados mais de 70 casos, a maioria deles ônibus incendiados.

Ataques em Santa Catarina mudaram de perfil desde segunda-feira, aponta comandante da PM

As ocorrências foram registradas em 23 municípios: Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Navegantes, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Tubarão, Laguna, Araquari, Indaial, Brusque, Joinville, Gaspar, São José, Ilhota, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Chapecó, Bom Retiro e Garuva.

O motivo teria relação com maus-tratos a detentos, assim como aconteceu em novembro. Um vídeo gravado em um presídio de Joinville mostrou presos sendo torturados por agentes penitenciários. O policiamento foi reforçado em todas as regiões.

SC: Delegado-geral da Polícia Civil confirma que ordens de ataques partiram de presídios

Prisões

Segundo dados divulgados pela Polícia Militar na quinta-feira, 22 pessoas envolvidas nos atentados foram presas pela corporação, oito adolescentes foram apreendidos e um suspeito morreu em confronto. 

A Polícia Civil prendeu dois envolvidos no incêndio de um ônibus em Blumenau, no fim da tarde de quarta-feira. Francisco de Assis Pedrini da Mata, de 25 anos, e Eduardo de Oliveira, de 21 anos, foram detidos poucas horas após o atentado.

Em Joinville, três suspeitos de envolvimento em ataques no norte do Estado foram presos em uma ação conjunta do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), e das polícias Civil e Militar. Cerca de 20 mandados de prisão, e de busca e apreensão foram cumpridos. Outras quatro pessoas foram presas em flagrante por outros crimes, como tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e munição. 

Também foi preso pela Polícia Civil Rafael Alan Millnitz, de 18 anos, em Criciúma, no sul do Estado. Ele e um adolescente de 15 anos, que foi apreendido, são suspeitos de envolvimento a um ataque a ônibus na cidade, no dia 1º. 

Na segunda-feira (4), outro homem foi preso e um adolescente apreendido. Segundo a polícia de Criciúma, eles jogaram um coquetel molotov na residência de um casal de policiais civis, na noite de sábado (2). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.