Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro regras gramaticais da língua portuguesa para relembrar

As regras gramaticais da língua portuguesa podem ser uma temática um pouco mais complexa para algumas pessoas, ainda que sejam um tema muito abordado nas aulas de português. Afinal, elas servem para regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os nativos de uma língua, dividida em quatro tipos distintos: normativa, descritiva, […] O post Quatro regras gramaticais da língua portuguesa para relembrar apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

As regras gramaticais da língua portuguesa podem ser uma temática um pouco mais complexa para algumas pessoas, ainda que sejam um tema muito abordado nas aulas de português. Afinal, elas servem para regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os nativos de uma língua, dividida em quatro tipos distintos: normativa, descritiva, comparativa e histórica.

Portanto, é importante dominar alguns conceitos básicos dessas regras, e para facilitar o seu processo, simplificamos alguns termos e preparamos dicas que te ajudarão a usá-las no seu dia a dia.

Uso do porque, porquê, por quê e por que

O uso dos porquês possui relação com o sentido que pretendemos atribuir a uma frase, sendo possível fazer perguntas ou afirmações ao utilizá-los. Entenda como empregá-los da forma correta:

Por que – utilizado em perguntas ou advérbios interrogativos de causa. Exemplo:por que você comprou este casaco? Porque – utilizado em respostas, funciona como conjunção – ligando duas ideias, equivalente a pois. Exemplo: vou ao supermercado porque não temos mais arroz. Por quê – utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: estou muito feliz. Sabe por quê? Porquê – representa um substantivo, indicando motivos e razões. Exemplo: não consigo entender o porquê de sua atitude.

Publicidade

Mais ou mas

As palavras mais e mas possuem um som parecido, porém são utilizadas em contextos distintos. Na maioria das vezes, a palavra mas é uma conjunção adversativa, podendo ser substituída por porém. Veja alguns exemplos:

Sou muito calma, mas estou um pouco nervosa. Sou muito calma, porém estou um pouco nervosa. Ela se sentia mal, mas foi trabalhar. Ela se sentia mal, porém foi trabalhar. Gosto de carne, mas optei pelo salmão. Gosto de carne, porém optei pelo salmão.

Publicidade

Já a palavra mais é definida como um advérbio de intensidade ou conjunção aditiva e possui como antônimo o menos. Veja alguns exemplos:

Ela foi quem mais estudou para as provas. Ela foi quem menos estudou para as provas. Ele é o menino mais bonito do colégio. Ele é o menino menos bonito do colégio. Tatiane quer sempre mais do que tem. Tatiane quer sempre menos do que tem.

Publicidade

Mal e mau

As duas palavras podem ser confundidas com facilidade. Para compreender a diferença entre mal e mau, preste atenção no termo que representa o oposto de cada palavra. Mal é antônima de bem e mau é o contrário de bom. Para saber qual utilizar em uma oração, pense no oposto da palavra. Aqui estão alguns exemplos:

Estou me sentindo mal. Estou me sentindo bem. Julia se comportou mal na reunião. Julia se comportou bem na reunião. O ator Juliano sempre faz papel de homem mau. O ator Juliano sempre faz papel de homem bom. Você é um mau perdedor. Você é um bom perdedor.

Há ou a

A palavra representa uma forma do verbo haver. Para não se confundir, podemos utilizá-la no sentido de existir. Por exemplo:

muitas pessoas boas no mundo. Existem muitas pessoas boas no mundo.

Também podemos utilizar o em frases que expressam o passado, podendo ser substituída pelo verbo fazer ou ter. Por exemplo:

muito tempo não vou em um show. Faz muito tempo que não vou em um show.

O a é utilizado antes de substantivos, indicando uma ação futura – quando não há sentido de existir ou de um tempo passado. Também podemos acrescentá-lo quando nos referimos à distância. Veja alguns exemplos:

Estou hospedada a dez quadras do shopping. Estou a dois quilômetros do metrô. Daqui a pouco vai chover. Daqui a cinco anos voltarei para o Brasil.

Entender as regras gramaticais da língua portuguesa pode ser um grande desafio. Por isso, sempre dedique uma parte do seu tempo para melhorar suas habilidades e se atualizar ou arrasar novestibular.

O post Quatro regras gramaticais da língua portuguesa para relembrar apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.