Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dos 118 feridos na tragédia em Santa Maria, 75 estão em estado grave

Novo balanço foi apresentado nesta terça-feira pelo ministro da Saúde

Cidades|Do R7

Cento e dezoito vítimas do incêndio em Santa Maria permanecem internadas em hospitais do Rio Grande do Sul. Destas, 75 estão em UTIs de unidades da capital gaúcha e da cidade onde foi registrada a tragédia e correm o risco de morrer. As informações foram passadas nesta terça-feira (29), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Dos 65 pacientes internados em Santa Maria, 27 respiram com auxílio de aparelhos. Outros 53 estão em hospitais de Porto Alegre.

Cinquenta profissionais da área da saúde de outros Estados foram acionados para ajudar no atendimento às vítimas. Bancos de pele de várias partes do País estão sendo mobilizados. Dos feridos, mais de 20 tiveram queimaduras.

Padilha alertou ainda que os sobreviventes do incêndio que estão em casa devem procurar um hospital, caso apresentem tosse ou dificuldade para respirar.

Publicidade

Incêndio

O incêndio que atingiu a boate Kiss na madrugada de domingo (27) deixou 231 mortos e foi uma das piores tragédias registradas no País. A lista com os nomes das vítimas foi divulgada pelo governo do Estado. Quase metade das vítimas estudava na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Publicidade

Veja a cobertura completa da tragédia

Maioria das vítimas era estudante. Veja o perfil

Publicidade

A casa noturna, por meio de seus advogados, divulgou uma nova nota sobre o caso e classificou de "fatalidade" o que aconteceu.

Um erro de procedimento dos donos da boate pode ter sido crucial para a tragédia. Eles não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico no local.

Foi durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira que um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício — foi lançado e atingiu o forro do teto do estabelecimento. Essa teria sido a fonte do incêndio.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, disse ao R7 que o uso de fogos em um estabelecimento fechado deve ser sempre autorizado pela corporação.

— [O show pirotécnico] Foi uma coisa deliberada pela organização do evento. Com certeza, nesse ponto houve falha [da Kiss]. Mas temos que aguardar a perícia técnica para saber o que gerou, o que contribuiu para a tragédia.

Segurança da boate diz que extintor não funcionou

"Falar em culpa agora é falta de respeito", diz governador do RS

Mãe de vítima da Kiss fala em falta de fiscalização

Indenização por danos morais às famílias de mortos em Santa Maria pode passar de R$ 78 mi, diz especialista

Voluntários aliviam a dor de parentes de vítimas da Kiss

Em marcha silenciosa, Santa Maria exige justiça por seus mortos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.