Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo federal decreta situação de emergência em Santa Maria 

Medida é para agilizar liberação de verba sem licitação

Cidades|Do R7, com Rede Record

O governo federal oficializou nesta terça-feira (5) o decreto que estabelece situação de emergência em Santa Maria, em consideração a tragédia ocorrida na boate Kiss, no dia 27 de janeiro, em que 237 pessoas morreram.

A publicação no Diário Oficial permite a liberação de recursos federais para contratações emergenciais para suprir a demanda excedente que precisar de serviços públicos urgentes e dispensa a licitação dos contratos de aquisição de bens necessários para as atividades em consequência da tragédia. A partir do dia 27 de janeiro o decreto tem vigência de 90 dias.

Incêndio

O incêndio dentro da boate Kiss no centro de Santa Maria, cidade a 290 km da capital, Porto Alegre, aconteceu na madrugada de 27 de janeiro, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira. Segundo testemunhas, durante o show foi utilizado um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que ao ser lançado atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. O fogo se espalhou em poucos minutos.

Publicidade

A casa noturna estava cheia na hora que o fogo começou. Cerca de mil pessoas estariam no local. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Os donos não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. O alvará da boate estava vencido desde agosto de 2012, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Ao entrar na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para socorrer as vítimas do incêndio, na madrugada de domingo (27), os bombeiros se depararam com uma barreira de corpos.

Publicidade

Espuma de colchão revestia boate, diz comerciante

Vocalista de Gurizada Fandangueira se preocupou em salvar equipamento do palco, afirmam testemunhas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.