Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Saúde elabora protocolo de atendimento aos familiares das vítimas da tragédia de Santa Maria

Força-tarefa está sendo montada para realizar este atendimento

Cidades|Do R7

Um protocolo de saúde mental em situações de catástrofes, criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a PUC-RS, traz orientações sobre o atendimento aos familiares das vítimas da tragédia de Santa Maria após o trauma. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, ao menos 234 pessoas morreram no incêndio na boate Kiss.

O documento estabelece que, no primeiro contato, a pessoa consiga assimilar o trauma. É necessário que o profissional evite sobrecarregar o indivíduo de informações. Nas primeiras quatro semanas, deve-se observar também o aparecimento de lesões, perda de apetite e reações emocionais.

Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, um mapeamento de onde estão os familiares e os hospitais com vítimas internadas foi realizado.

Para prestar esse atendimento, o ministério está montando uma força-tarefa. Segundo o professor da PUC-RS, Christian Haag Kristensen, cerca de 200 profissionais de saúde mental estão distribuídos em Caps (Centros de Atendimento Psicossocial), hospitais e clínicas de atendimento.

Publicidade

Leia mais notícias de Cidades

Instituto de Perícia revê número de mortos em tragédia de Santa Maria para 234

Publicidade

Sócio da boate Kiss está sedado e isolado em cela especial, diz advogado

As diretrizes são inspiradas em um documento semelhante ao formulado para atender aos familiares das vítimas do atentado contra o World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Veja mais notícias na nova home do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.