Vigília na madrugada deste domingo marca uma semana de tragédia de Santa Maria
População deve se concentrar na Catedral Metropolitana de Santa Maria
Cidades|Do R7, com Rede Record
Uma vigília deve ser realizada na madrugada deste domingo (3) para marcar uma semana do incêndio que deixou 236 pessoas mortas e mais de 100 feridos na boate Kiss, em Santa Maria (RS).
O ato deve acontecer das 10h deste sábado (2) até 2h de domingo. A população deve se concentrar na Catedral Metropolitana de Santa Maria e caminhar até a rua da boate. O primeiro ato ocorreu na segunda-feira (28) e reuniu mais de 15 mil pessoas no centro da cidade.
O incêndio na boate teria começado quando a banda Gurizada Fandangueira se apresentava. Segundo testemunhas, durante o show foi utilizado um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício chamado "sputnik" — que, ao ser lançado, atingiu a espuma do isolamento acústico, no teto da boate. As chamas se alastraram em poucos minutos.
A casa noturna estava superlotada na noite da tragédia, segundo o Corpo de Bombeiros. Cerca de mil pessoas ocupariam o local. O incêndio provocou pânico e muitos não conseguiram acessar a única saída da boate. Os proprietários do estabelecimento não tinham autorização para organizar um show pirotécnico no local. Além disto, o alvará da casa estava vencido desde agosto de 2012.
Os empresários Mauro Hoffmann e Elissandro Spohr, proprietários da casa noturna, e os músicos Marcelo dos Santos e Luciano Leão, integrantes da banda Gurizada Fandangueira, tiveram a prisão temporária. Na sexta-feira (1°) o pedido da prisão foi renovado por mais 30 dias. Spohr está internado, mas sob custódia policial.
Veja a cobertura completa da tragédia em Santa Maria
Delegado quer prorrogação da prisão temporária de sócios da boate Kiss e integrantes da banda
Justiça nega pedido de liberdade a sócio da boate Kiss
Dono de boate que pegou fogo em Santa Maria se entrega à polícia