Atos políticos e protestos vão pautar festas das centrais sindicais no 1º de Maio
Força Sindical e CUT marcaram comemorações com as presenças de Aécio Neves, Lula e Haddad
Economia|Do R7
As festas das centrais sindicais para comemorar o Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (1º), serão pautadas por atos políticos e protestos pela reforma do sistema político-eleitoral e em defesa da Petrobras. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical organizaram eventos separados para o 1º de Maio em São Paulo.
Com apoio da CTB, Intersindical, MST, MTST, CMP, FAF e mais 20 entidades do movimento social, a CUT organizou três marchas na capital paulista que vão se encontrar no Vale do Anhangabaú, região central, às 10h.
As principais bandeiras das entidades que participam serão os direitos do trabalhador, em geral, e à liberdade de expressão, especialmente contra boatos de golpe, defesa da Petrobras e fim do financiamento privado de campanhas políticas, especialmente das empresas. Os simpatizantes da CUT também vão gritar contra o projeto de lei da terceirização (PL 4330).
Leia mais notícias de Brasil e Política
Confirmaram presença no evento da CUT o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, além de deputados do PCdoB, PSOL e PT e outras autoridades.
Já a festa da Força Sindical, cujos líderes fazem oposição ao PT, terá como lema “Crescimento Econômico com Garantia de Direitos e Empregos”. O evento ocorre em vários Estados e, em São Paulo, confirmaram presença o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); o senador Aécio Neves (PSDB-MG); e o ministro Manoel Dias, do Trabalho e Emprego.
As bandeiras da Força Sindical são correção da tabela do Imposto de Renda, redução da jornada de trabalho, valorização do salário mínimo, aumento para os aposentados, juros menores, fim do Fator Previdenciário, investimentos em saúde e transporte, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e valorização do servidor público.
Durante a festa, serão sorteados 19 automóveis Hyundai HB20 0 km e, entre os artistas que se apresentam, estão Bruno & Marrone, Paula Fernandes, Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, Inimigos da HP, Os Travessos, Latino, João Bosco e Vinícius, Padre Reginaldo Manzotti, Giovanna Vampesi, Marcos & Belutti e Zé Felipe
O evento, que está na 18ª edição, vai acontecer das 9h às 15h na praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo, próximo à estação Santana do metrô. O ato político acontecerá das 12h às 13h.
Serviço
Festa da Força Sindical – “Crescimento Econômico com Garantia de Direitos e Empregos”
Shows: Bruno & Marrone, Paula Fernandes, Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, Inimigos da HP, Os Travessos, Latino, João Bosco e Vinícius, Padre Reginaldo Manzotti, Giovanna Vampesi, Marcos & Belutti e Zé Felipe
Horário: das 9h às 15h
Local: praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo, próximo ao metrô Santana - São Paulo
Festa da CUT
Shows: Leci Brandão, Rappin Hood, Alceu Valença, GOG, Thobias da Vai-Vai & Elizeth Rosa
Horário: a partir das 10h
Local: Vale do Anhangabaú - São Paulo