Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que é a malha fina e como sair dela?

Até mesmo um centavo ou um número trocado pode levar a declaração para a malha

Economia|Joyce Carla, do R7

Qualquer informação errada na declaração de IR (Imposto de Renda) pode levar o documento para a malha fina, que é o processo de verificação de inconsistências. Por isso, o contribuinte deve ter muita atenção ao preencher o documento, já que até um centavo pode levar a declaração para a malha.

A Receita Federal afirma que, caso o contribuinte perceba que houve algum erro na declaração, pode enviar uma retificadora com o problema corrigido. Para isso é preciso usar o extrato da declaração enviada. No entanto, não é possível fazer a retificadora depois que o processo de análise já foi iniciado. Por isso, é importante corrigir qualquer erro o quanto antes.

Se a declaração foi retida em malha, mas está correta e o contribuinte tem toda a documentação comprobatória das informações declaradas, será preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal ou agendar um atendimento para a entrega da documentação que comprova as informações declaradas.

Para saber se houve algum equívoco na declaração, o contribuinte precisa acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) ou ter um certificado digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.