Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petrobras anuncia corte de diretorias e novo modelo de gestão para economizar R$ 1,8 bi por ano

Foram demitidos 1.590 executivos e criados comitês para evitar corrupção

Economia|Do R7

Companhia cortou cargos de direção para reduzir gastos
Companhia cortou cargos de direção para reduzir gastos Companhia cortou cargos de direção para reduzir gastos

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, anunciou a nova estrutura de gestão da companhia com redução de 30% nos cargos executivos e de diretorias. Além disso, serão criados comitês técnicos para cada diretoria com o objetivo de analisar e referendar as decisões. "A nova estrutura terá mais celeridade e segurança nas ações da companhia", disse Bendine.

Dos 5.300 executivos ligados a funções de gerência, serão demitidos 1.590 funcionários. 

As áreas de abastecimento e gás foram unificadas e os cargos de direção foram reduzidos de 54 para 41. As fusões de departamentos e a reestruturação das diretorias devem gerar uma economia anual de R$ 1,8 bilhão para a Petrobras.

De acordo com Bendine, as mudanças já estão em andamento. "Em 30 dias, já teremos os efeitos da nova estrutura. O resultado financeiro vai aparecer no resultado deste ano e dos próximos anos", afirmou.

Publicidade

Leia mais notícias de Economia

O Conselho Administrativo da Petrobras também aprovou que a contratação e a demissão de executivos terão que ser referendadas pelo órgão. A partir de agora, os novos gerentes executivos da Petrobras terão que passar por uma análise de integridade e de capacidade técnica e de gestão. Essa avaliação terá que ser apresentada ao Comitê de Remuneração e Sucessão da Petrobras.

Os comitês técnicos das diretorias serão compostos por gerentes executivos e as suas atividades estarão sujeitas à fiscalização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.