Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon-SP fará plantão de atendimento para reclamações da Black Friday

Também será feito monitoramento de preços de alguns eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Economia|Do R7

O plantão do Procon-SP em 2014 registrou 1.356 atendimentos
O plantão do Procon-SP em 2014 registrou 1.356 atendimentos O plantão do Procon-SP em 2014 registrou 1.356 atendimentos

Nesta sexta-feira (27), o Procon-SP vai fazer um plantão de atendimento especial para os consumidores por causa da Black Friday. Também haverá monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado.

Até a meia-noite do dia 27, o Procon-SP manterá um atendimento especial para os consumidores registrarem reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), ou pelo Atendimento Eletrônico do site do Procon, pelo Facebook e pelo Twitter do órgão para todo o Estado.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Publicidade

O plantão do Procon-SP em 2014 registrou 1.356 atendimentos. As empresas mais reclamadas foram a B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e Saraiva e os principais problemas relatados foram produto ou serviço anunciado indisponível, sites intermitentes (falha na página) e mudança de preço na finalização da compra. Estes problemas somam 76% das demandas registradas.

Redes sociais

Publicidade

Também foi criada a hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção, cancelamento da compra sem justificativa, entre outros que possam ocorrer.

O monitoramento permitirá que o Procon autue as empresas que pratiquem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta.

Publicidade

Monitoramento

Além do acompanhamento do Procon, o site comparador de preços e produtos Zoom também realiza o monitoramento de preços dos produtos ao longo de todo o ano. Nesta sexta-feira, haverá a validação das ofertas com descontos reais por meio do selo Black Friday.

O diretor executivo do comparador, Thiago Flores, afirma que o site terá essa validação em tempo real dos descontos, para ajudar o processo da compra online.

— Além do selo da Black Friday, teremos filtros que possibilitam ao consumidor selecionar as características que melhor atendam à sua necessidade. Garantimos também que o cliente efetuará a compra em uma loja confiável, pois todas as varejistas passam por um rigoroso crivo para se tornar parceiras do Zoom.

O site terá também uma equipe de especialistas à disposição 24h para sanar dúvidas sobre produtos dos usuários e as oscilações da valores durante o dia também serão acompanhadas. Os consumidores também podem criar um alerta de preços para ser avisado por e-mail quando o produto que ele deseja chegar ao preço esperado.

O fato de ser uma liquidação não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:

— Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme veiculada;

— O Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua verificação. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou para o fabricante, à escolha do consumidor;

— Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais;

— No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicilio, solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. No estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009, conhecida como “Lei da Entrega”, obriga as empresas a oferecerem a possibilidade de agendamento de data e turno para a entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor;

— No ato da entrega, só assine o documento de recebimento após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento;

— Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou internet), há o prazo de sete dias para desistir da compra, sem apontar qualquer motivo, contado a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

O Procon-SP orienta ainda os consumidores a consultarem a lista de sites não recomendados, que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no órgão, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.