Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após ocupação do Centro Paula Souza, 10 Etecs terão refeitórios

Unidades beneficiadas com merenda padrão após pressão dos estudantes ficam no interior

Educação|

23 das 219 escolas não recebem nenhuma alimentação escolar
23 das 219 escolas não recebem nenhuma alimentação escolar 23 das 219 escolas não recebem nenhuma alimentação escolar

Após três dias de ocupação da sede do Centro Paula Souza por estudantes, a autarquia que administra as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) anunciou, neste domingo (1º), que vai construir cozinhas e refeitórios para oferecer a merenda padrão aos alunos de dez unidades, todas fora da capital paulista. Esta é a segunda tentativa da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) de convencer os estudantes a deixar o local invadido na quinta-feira (28) em protesto contra a falta de alimentação escolar.

Na sexta-feira (29), um dia após cerca de 150 jovens ocuparem o prédio no bairro da Luz, no centro de São Paulo, o Centro Paula Souza já havia prometido oferecer merenda seca — bolacha, barra de cereal e suco — para quatro escolas da capital a partir desta segunda-feira (2), e para outras sete unidades até o fim desta semana. Ao todo, 23 das 219 escolas não recebem nenhuma alimentação escolar.

A proposta foi criticada pelos estudantes, que decidiram manter a ocupação e impediram a entrada de 500 funcionários da administração e segurança na sede, que fica na rua dos Andradas.

Justiça determina reintegração de posse do Centro Paula Souza

Publicidade

A autarquia aumentou a oferta e se comprometeu a distribuir merenda seca para 23 escolas e a iniciar processo de licitação para construir a estrutura necessária para produzir a merenda padrão, com arroz, feijão e mistura.

As unidades beneficiadas são das cidades de Americana, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cubatão, Lorena, Osasco (2), Ribeirão Pires, São José dos Campos e Taubaté. A instituição não informou, contudo, o prazo para conclusão das instalações nessas unidades.

Publicidade

"A nossa reivindicação é para que tenha refeitório com merenda de verdade em todas as Etecs. Essa merenda seca não resolve nosso problema. Não dá para ficar oito horas na escola e receber bolachinha", disse um aluno que se identificou apenas como Chablau, de 16 anos, que estuda na Etesp (Escola Técnica de São Paulo).

Vale-refeição

Publicidade

Os alunos pedem que, até a conclusão dos refeitórios nas unidades, o governo providencie uma espécie de vale-alimentação. Segundo a direção do Centro Paula Souza, a proposta "é inviável".

A autarquia afirmou ainda que vai revisar o cardápio da merenda seca, informatizar o controle de estoque e acompanhar o serviço por meio dos diretores de escolas. "A partir desta semana todas as Etecs passarão a oferecer alimentação aos estudantes. Nesse primeiro momento, as escolas que não recebiam alimentação oferecerão merenda sem necessidade de manipulação", informou o centro, em nota.

Ainda segundo a instituição, será criada uma "comissão intersetorial de governança da alimentação escolar", com a participação de alunos, para discutir e implementar propostas de melhorias imediatas na distribuição e oferta de alimentação escolar.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.