Centros integrados de controle serão usados para garantir segurança durante provas do Enem
Estarão disponíveis equipamentos para monitorar, em tempo real, as ruas das cidades
Educação|Da Agência Brasil
Os CICCs (Centros Integrados de Comando e Controle), usados nas operações de segurança nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, servirão neste fim de semana para garantir a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação foi divulgada ontem (6) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Os CICCs foram usados também na Copa das Confederações e nas eleições. Os centros dispõem de equipamentos para monitorar, em tempo real, as ruas das cidades e, com isso, contribuem para que policiais, bombeiros e outros agentes de segurança ajam rapidamente, caso seja necessário.
— [Estaremos em] todos os lugares onde tivermos câmeras instaladas e onde for necessário, mas não vamos dizer que faremos monitoramento das câmeras o tempo toda, porque isso é impossível. Porém, onde se fizer necessário, busca-se de imediato a imagem, explicou Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
De acordo com Regina, nos Estados, já existe um comitê organizado pelo próprio Ministério da Educação.
— Nós somente agregamos os policiais na área da segurança pública e, com isso, teremos a possibilidade de acompanhar online todo o desenvolvimento deste processo [Enem].
A expectativa do governo federal é que todos os estados tenham centros de controle semelhantes aos construídos nas cidades-sedes da Copa. Para isso, segundo Cardozo, estão previstos R$ 115 milhões no Orçamento do ano que vem.
O Enem será aplicado no sábado (8) e domingo (9) próximos. O exame tem 8,7 milhões de inscritos e ocorrerá em 1,7 mil cidades brasileiras.
Reveja 12 dicas em vídeo no último dia de preparação para o Enem, R7 e COC farão correção do exame
Na hora da prova: saiba como ler, interpretar e resolver questões das disciplinas cobradas no Enem
Enem 2014: Confira tudo o que você terá que fazer antes da prova