Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem 2021: ansiedade pré-prova atrapalha desempenho; psicóloga dá dicas de como evitar

Exame começa a ser aplicado no próximo domingo, dia 21

Educação|Do R7 Bolsas de Estudo

Mais de 3 milhões de inscritos participarão do processo seletivo.
Mais de 3 milhões de inscritos participarão do processo seletivo. Mais de 3 milhões de inscritos participarão do processo seletivo.

Dormir bem, fazer exercícios de respiração e praticar atividades físicas. Esses são alguns caminhos que podem aliviar a tensão que pode bater dias antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dois próximos domingos, dias 21 e 28, mais de três milhões de inscritos participarão do processo seletivo.

Uma das avaliações mais importantes do país, o Enem é a principal porta de entrada ao ensino superior público e privado através de programas federais como Sisu, Prouni e Fies. Por conta da importância da prova, muitos estudantes ficam ansiosos e com receio de não conseguirem uma boa pontuação ou não ingressarem na faculdade que tanto desejam. Essa ansiedade pode ser extremamente prejudicial, para a saúde e também para o desempenho.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera – instituição que desde 2014 passou a integrar a Kroton, maior empresa de educação do mundo –, Elaine Cristina Coelho de Campos, destaca que a ansiedade interfere diretamente na performance do aluno. "É natural se sentir assim ou um pouco nervoso, isso é normal do ser humano em momentos importantes da vida, porém é necessário contornar esse sentimento, pois com a ansiedade instalada no organismo do estudante, seu foco na hora de realizar a avaliação pode ser severamente prejudicado”, alerta a especialista.

Elaine indica ainda que em momentos de crises é importante duvidar dos pensamentos que podem surgir por conta da ocasião. “Geralmente, quando estamos em situações de crises surgem ideias pessimistas e catastróficas. O ideal é não alimentarmos esses pensamentos e sempre duvidar deles. Esse é um dos passos mais importantes para contornar a ansiedade e, dessa forma, conseguir realizar bem a avaliação”, aconselha.

Publicidade

Em relação à preparação para o Enem, a psicóloga recomenda separar um período para o descanso da mente, respeitando o período estipulado para os estudos sem sobrecarregar a mente, passo fundamental para controle da ansiedade. "Estipular períodos de estudo é respeitar a sua saúde mental e isso é fundamental para evitar crises de ansiedade e, assim, conseguir manter a calma em momentos de pressão, como a hora de realizar uma prova tão importante como o Enem ou um vestibular", comenta.

Para auxiliar os estudantes a aliviar a tensão e ansiedade, a psicóloga elencou alguns pontos:

Publicidade

- prepare-se bem para a prova: é fundamental uma preparação antecipada, estudar em um longo período, pois quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá;

- pratique exercícios físicos: movimentar o corpo é fundamental para aliviar a tensão e a acalmar a mente, opte por praticar atividades após o período de estudo;

Publicidade

- descanse bem antes da avaliação: tenha uma boa noite de sono na noite anterior à prova. Dormir bem é remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor a e respeitamos a quantidade das horas de sono indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.

- antecipe sua chegada ao local da prova: não deixe para chegar nos minutos finais, antecipar em até uma hora a sua chegada ao local de prova ajudará a reduzir a ansiedade;

- faça exercícios de respiração: sente em posição ereta no chão ou em uma cadeira, puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica. Isso auxilia na normalização dos batimentos cardíacos e redução da ansiedade.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.