Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: participantes graduados realizaram o exame mais uma vez para tentar nova carreira

Adultos enxergam a avaliação como oportunidade para mudar de vida

Educação|Do R7 Bolsas de Estudo

Os resultados das provas do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro
Os resultados das provas do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro Os resultados das provas do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro

O número de inscritos com mais de 50 anos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que para realizar o exame não há limite de idade. Apesar da maioria dos inscritos ser de faixa etária menor ou igual a 16 anos (1.998.402), o exame teve 354.141 inscritos com idades entre 21 e 30 anos. Participantes com idade entre 31 e 59 anos somaram 200.380, enquanto os sexagenários e maiores de 60 anos reuniram 3.033 pessoas.

Esses números mostram que devido a importância do exame e a possibilidade de ingressar em faculdades públicas e privadas a partir da nota obtida nas provas muitos adultos enxergam na avaliação a oportunidade para mudar de vida. O jornalista Roberto Paim, 29 anos, é acostumado a fazer o Enem desde 2011, quando conseguiu ingressar no curso de Comunicação Social com a nota da prova. Na edição deste ano, fez com objetivo de testar os conhecimentos e, a depender do rendimento, pleitear uma vaga no curso de Pedagogia.

“Esse ano, embora eu esteja querendo ir para uma outra graduação - mais para unir com comunicação mesmo -, eu fiz a prova sem muita pressão ou expectativas. Acho que minha tranquilidade (para fazer o Enem) vem daí. Outras pessoas podem ficar mais ansiosas porque dependem mesmo da prova para iniciar um curso ou uma carreira. No meu caso, se não rolar, eu já tenho uma formação e trabalho na área”, explica.

Enquanto esperava na sala onde responderia à avaliação, Roberto ouviu de uma das fiscais de prova algo que lhe chamou a atenção: “a moça que trabalhava como fiscal comentou com outra que os participantes mais novos sempre chegam com uma ansiedade maior, e que os com mais idade ficam mais tranquilos”.

Publicidade

O estudante Matheus Ferreira Leandro, 22 anos, também participou do Enem mais uma vez. A estreia no exame foi em 2017, quando acabara de concluir o ensino médio. Na época, sentiu-se bastante pressionado e, por isso, não alcançou uma pontuação satisfatória. Atualmente, cursando o 7º semestre de Direito em uma instituição particular, ele concilia os estudos com o bacharelado em Ciências da Computação e técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Matheus se inscreveu no Enem 2021 com intuito de migrar da área do Direito para Tecnologia. “Pretendo concluir o curso de Direito, mas para ficar como segunda opção. Eu quero fazer a transição para a área de Tecnologia e pretendo usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga em universidade federal, que tem respaldo e é sem custo”, esclarece o estudante que percebeu a presença de pessoas mais velhas que ele no local onde fez a prova.

Publicidade

Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro. Até lá, muitos brasileiros, independentemente da idade, acalentam sonham de ingressar em uma faculdade. Muitos, além de estudar bastante, precisam de apoio de programas de governo, como o Sistema Unificado de Seleção (Sisu), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que tem como principal critério de seleção o uso das notas do Enem. Iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil, oferecem bolsas de estudo de até 70% de desconto em instituições particulares de todo país. O programa não exige nota do Enem e é acessível a todos que desejam estudar e não têm condição de pagar mensalidades integrais.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.