Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de São Paulo vai fechar 17 escolas em distritos com salas superlotadas

Rede de São Paulo tem 15% de escolas com salas lotadas; governo diz que casos são pontuais

Educação|

Estudantes permanecem acampados na Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado. A pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria, a Justiça reverteu na noite de ontem (13), sentença que determinava a remoção de alunos que ocupam duas escolas estaduais da capital
Estudantes permanecem acampados na Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado. A pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria, a Justiça reverteu na noite de ontem (13), sentença que de... Estudantes permanecem acampados na Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado. A pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria, a Justiça reverteu na noite de ontem (13), sentença que determinava a remoção de alunos que ocupam duas escolas estaduais da capital

O governo de São Paulo vai fechar 17 escolas em distritos paulistanos onde há registro de 97 unidades com pelo menos um dos ciclos superlotados. A capital concentra 46% dos colégios com superlotação, segundo dados do MEC de 2014, e também mais de um terço das unidades que serão fechadas, segundo projeto de reorganização escolar do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Em sete distritos do extremo sul, que vão do Jardim Angela a Parelheiros (região pobre da cidade), há 114 escolas com algum dos ciclos lotados. A lotação é considerada da seguinte forma: número superior a 30 no ensino fundamental 1; 35 no fundamental 2; e 40 no médio.

Em São Paulo, 15% das escolas têm salas lotadas

Nos distritos de Cidade Ademar e Jardim São Luis, haverá o fechamento de duas escolas, mesmo havendo 36 unidades com superlotação na região. Constam na lista de lotação, inclusive, a Escola Doutor Ernesto Faggin, em Cidade Ademar, que é uma das que serão fechadas. A média no 1º ano do ensino médio é de 46,7 alunos por sala, enquanto, contabilizando os três anos, é de 40,5 — acima da média em todos os cenários.

Publicidade

Além dessa escola, outras quatro unidades na relação de colégios que serão fechadas têm algum ciclos com lotação.

Na zona leste da capital, os distritos de Guaianases e Cidade Tiradentes vão perder duas escolas, apesar de haver 18 escolas com algum ciclo superlotado. O colégio Oswaldo Gagliardi, em Guaianases, tem os três ciclos com média maior do que define o governo.

Publicidade

Para a vice-diretora dessa escola, Isabel Almeida, as atividades extraclasse acabam prejudicadas.

— De modo geral, conseguimos levar bem. Mas fica mais complicado, por exemplo, levar os alunos para a sala de informática ou para a biblioteca. É uma região de extrema pobreza. O bairro vem crescendo muito e a estrutura não acompanhou.

Publicidade

Critérios

Herman Voorwald, secretário da Educação, afirmou que é preciso analisar caso a caso. Na reorganização, a pasta quis atender, segundo ele, às demandas específicas de cada comunidade escolar.

— Mesmo que esteja em uma escola com muitos alunos, não quero que ele se desloque 10 quilômetros para outra que não esteja sendo usada em sua plenitude. 

Ele ainda reforçou que não restringe a criação de novas classes nem a atribuição de aulas para mais professores.

— Havendo espaço físico, o que é complicado, é viável abrir turmas.

Cartilha que ensina como ocupar uma escola circula nas redes sociais

Ocupação de escola em SP é inspirada em protesto de alunos chilenos

Com salas vazias, escola ocupada na zona leste já caminhava para fechamento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.