Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inscrições para segunda edição do Sisutec começam hoje

Segunda seleção do sistema no ano terá 289 mil vagas de cursos técnicos gratuitos

Educação|Do R7

85% das vagas do sistema são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas
85% das vagas do sistema são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas 85% das vagas do sistema são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas

O Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) inicia inscrição nesta segunda-feira (21). Na segunda edição do ano, o sistema oferece 289 mil vagas de cursos técnicos gratuitos distribuídos em todos os estados do País. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site até às 23h59 do dia 25 de julho.

O MEC (Ministério da Educação) informou em uma coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira(18) que existem oportunidades para quem deseja atuar na área de logística, segurança do trabalho, saúde (enfermagem), engenharia e tecnologia da informação.O candidato pode fazer a inscrição em até duas opções de vagas.

Condições do programa

Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio ) em 2013 e não ter tirado nota zero na redação. As vagas remanescentes podem ser disputadas por todos que concluíram o ensino médio.

Publicidade

As regras também estipulam que 85% das vagas do sistema são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral.

Leia outras notícias sobre Educação no R7

Publicidade

Além disso, 50% das vagas são reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Negros, pardos e indígenas, terão reserva de vagas correspondente ao percentual dessas populações na UF do município de oferta das vagas, conforme Censo IBGE 2010.

Criado em 2013, o Sisutec integra o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas.

Publicidade

Cronograma

Inscrição: de 21 até 25 de julho

Primeira chamada: 29 de julho, com matrículas entre os dias 30 e 1º de agosto

Segunda chamada: 5 de agosto, com matrícula entre os dias 6 e 8 de agosto

Vagas remanescentes: de 11 a 20 de agosto

Início das aulas: ocorre entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.