Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Mais de 29 mil candidatos iniciam a 2ª fase da Fuvest neste domingo

O R7 fará a correção comentada da prova em parceria com o Sistema COC de Ensino 

Educação|Do R7

Nesta etapa, os concorrentes enfrentam três dias consecutivos de avaliação para obter uma das 11.177 vagas
Nesta etapa, os concorrentes enfrentam três dias consecutivos de avaliação para obter uma das 11.177 vagas

A segunda fase da Fuvest 2015 começa neste domingo (4) a partir das 13h, com a aplicação de uma prova de português e literatura com dez questões dissertativas, e uma redação. O R7 e o Sistema COC de Ensino fazem a correção comentada (não oficial) do exame a partir das 18h.

Os 29.698 candidatos selecionados  (número que inclui 2.227 treineiros) disputam 11.177 vagas, sendo 11.057 relativas a cursos de graduação na USP e 120 relacionadas a cursos de graduação da Santa Casa.

Em 2015, a Fuvest recebeu 141,8 mil inscrições, número que indica uma queda de 17,5% em comparação ao ano passado, quando mais de 171 mil pessoas demonstraram interesse em participar do processo seletivo. Desde 2011, não havia uma procura tão pequena pelas vagas da maior universidade do País. O número de candidatos de escola pública também caiu, ficando 32,4% abaixo do ano anterior. 

Concorrência


Segundo dados divulgados pela Fuvest em dezembro, as notas de corte cresceram em 35 das 37 carreiras mais disputadas

Os dez cursos que tiveram as maiores notas na primeira fase foram, respectivamente, medicina em São Paulo, medicina em Ribeirão Preto, engenharia aeronáutica em São Carlos, engenharia civil em São Carlos, engenharia na escola politécnica, audiovisual, psicologia, engenharia em São Carlos, relações internacionais e arquitetura.


Provas

Os portões dos locais onde as avaliações serão aplicadas fecham pontualmente às 13h. Por isso, é bom chegar com uma hora antecedência. Quando o exame começar, os candidatos terão quatro horas para responder a todas as questões. Só será permitido sair da sala a partir das 15h (veja abaixo uma galeria com dicas do que é permitido fazer durante a Fuvest).


Os participantes enfrentam três dias consecutivos de avaliação, sendo que no primeiro deles eles respondem a questões de português e literatura, e fazem uma redação. 

Na segunda-feira (5), a Fuvest aplica uma avaliação com 16 questões de conhecimentos gerais do currículo obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).

Na terça-feira (6), os participantes respondem a 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida no ato da inscrição.

Para os candidatos de música (Ribeirão Preto), artes cênicas, audiovisual, arquitetura e design, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 7 e 9 de janeiro. 

Vídeo traz dicas para os candidatos que farão a redação da Fuvest

Primeira fase

No dia 30 de novembro, 127.431 candidatos fizeram a primeira fase do vestibular 2015em 119 instituições de ensino selecionadas para a aplicação da prova em 32 municípios do Estado de São Paulo.

Fuvest divulga provas e gabarito oficial do vestibular 2015. Confira! 

Os estudantes tiveram de responder a 90 questões de múltipla escolha. Foram cobrados conteúdos previstos de maneira obrigatória no ensino médio relacionados às disciplinas de português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e inglês.

Quem leu os livros obrigatórios pedidos pela Fuvest e se atualizou sobre a secaque afeta a região Sudeste do País neste ano se deu bem. As obras de Machado de Assis, Gaciliano Ramos e Jorge Amado tiveram grande peso nas questões de humanas.

Além disso, a pior estiagem vivida em São Paulo foi um dos assuntos que mais chamaram a atenção dos estudantes na parte de atualidades da prova.

Chamadas

A primeira chamada da Fuvest 2015 será divulgada no dia 31 de janeiro. A matrícula online, que funciona como uma demonstração obrigatória de interesse do candidato aprovado, ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro. Já a segunda chamada do processo seletivo sai no dia 6 de fevereiro, com matrículas online marcadas para os dias 7 e 8 de fevereiro.

A matrícula presencial dos convocados nas duas primeiras listas acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Saiba o que o candidato pode e o que não pode fazer na prova da Fuvest

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.