Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sete em cada dez alunos dizem que vão ao colégio para aprender a ser um bom profissional

A pesquisa aponta que 78,7% dos jovens disseram que gostariam de fazer um curso técnico 

Educação|Do R7

A pesquisa ouviu 4,7 mil jovens de São Paulo e Rio de Janeiro
A pesquisa ouviu 4,7 mil jovens de São Paulo e Rio de Janeiro A pesquisa ouviu 4,7 mil jovens de São Paulo e Rio de Janeiro

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco com jovens do ensino médio de escols públicas sobre perspectivas em relação aos estudos e à profissão revelou que 68% dos alunos vão à escola para aprender conteúdos e habilidades para ser um bom profissional. Com este foco em mente, 78,7% dos entrevistados disseram que gostariam de fazer um curso técnico ou obter uma qualificação profissional.

Deputados discutem criação de programa de assistência psicopedagógica na rede pública 

A pesquisa ouviu 4,7 mil jovens de São Paulo e Rio de Janeiro. Em relação à contribuição da escola, 36,2% acreditam que ela contribui para aprender e aumentar repertório, 29,6% para ter um trabalho melhor e 19,3% para planejar o futuro.

Os dados também mostram que as 5 profissões mais citadas entre a pretensão deles são engenharia, direito, medicina, administração e ser empresário. Um dado alarmante revela que 22,2% dos jovens já perderam o ano por desistir de assistir aula.

Publicidade

As informações foram 1º semestre deste ano pelo Instituto Unibanco. O objetivo da pesquisa era identificar o que os jovens pensam sobre o ensino médio e suas perspectivas para o futuro.

Os estudantes participantes estão entre o 1º e o 3º ano do ensino médio público noturno, sendo 52% do sexo masculino e com uma idade média de 16 anos, mínima de 14 e máxima de 24 anos; 41,3% atualmente trabalham e 27,4% já trabalharam.

Publicidade

Leia mais notícias de Educação no R7 

Na avaliação do superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, é importante que o ensino médio contribua para a construção de uma educação transformadora.

Publicidade

— Temos que fazer urgentemente mudanças para melhorar a qualidade do ensino médio, para que as disciplinas não sejam tão conteudísticas e para que o estudante não fique fechado em uma escola desconectada do mundo exterior.

Para os próximos 5 anos, os jovens esperam bom salário, estar cursando uma faculdade e conseguir ajudar a família, conforme escala que segue.

 Gênero

Em relação a gênero, a pesquisa mostra maior interesse das mulheres em dar prosseguimento aos estudos, em comparação aos homens. A amostra revelou que 73,3% das meninas entrevistadas contra 57,1% dos meninos disseram que fariam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, 93% delas, contra 78,3%, pretendem fazer faculdade e 84% delas, contra 80% deles, pretendem uma qualificação profissional e ou técnica

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.