Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sisu abre as inscrições para o 'leilão' de vagas nas universidades federais

Candidatos devem usar a nota do Enem para participar do processo de seleção até sexta-feira (18)

Educação|Karla Dunder, do R7

Sisu: inscrições estão abertas até sexta-feira (18) para candidatos que fizeram o Enem
Sisu: inscrições estão abertas até sexta-feira (18) para candidatos que fizeram o Enem Sisu: inscrições estão abertas até sexta-feira (18) para candidatos que fizeram o Enem

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) abre as inscrições nesta terça-feira (15) para os candidatos que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os estudantes têm até sexta-feira (18) para conseguir uma vaga em uma universidade federal.

Veja o passo a passo para fazer a inscrição.

O Sisu é um programa criado pelo MEC (Ministério da Educação) totalmente gratuito (sem taxa de inscrição) e dá acesso às vagas das instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem.

Algumas instituições exigem nota mínima para ingressar em alguns cursos. Caso o estudante se inscreva mas não tenha nota suficiente, o sistema enviará um e-mail com um comunicado.

Publicidade

As inscrições só podem ser feitas na página do Sisu, e o candidato deve usar o número de inscrição e a senha do Enem.

O Sisu funciona como um 'leilão de vagas'. O candidato deve ficar atento porque o Sisu calcula diariamente a nota de corte durante o período de inscrição — ela varia de acordo com a nota dos inscritos, sendo apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Quanto mais candidatos se inscreverem com uma pontuação alta, maior será a nota de corte, e o contrário também vale. 

Publicidade

São oferecidas três modalidades de curso — bacharelado, licenciatura e tecnólogo — em instituições públicas e ofertadas mais de 222 mil vagas nesta primeira edição. Há vagas para 6.146 cursos de graduação em 125 instituições públicas de ensino superior, e os interessados podem consultar quais são as universidades participantes no site do Sisu.

O resultado da chamada regular do Sisu será liberado pelo MEC no dia 22 deste mês. A matrícula deve ser realizada entre 23 de fevereiro e 8 de março.

Publicidade

Para participar da lista de espera, o candidato deve fazer a inscrição entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março.

Cronograma

Período de inscrição: 15/2 a 18/2

Resultado da primeira chamada: 22/2

Matrícula: 23/2 a 8/3

Prazo para participar da lista de espera: 22/2 a 8/3

Convocação dos candidatos em lista de espera: 10/3

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.