USP pode iniciar programa de demissão voluntária, diz jornal
Maior universidade do País compromete cerca de 105% do orçamento com salário de funcionários
Educação|Do R7
A USP (Universidade de São Paulo) pode iniciar um programa de demissão voluntária para tentar diminuir o montante de seu orçamento gasto com o salário dos funcionários. A instituição informou em julho que compromete cerca de 105% de toda a sua receita com este tipo de pagamento.
Leia outras notícias sobre Educação no R7
A informação sobre o programa de demissão voluntária foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (14). Procurada pelo R7, a reitoria da universidade disse que não cometará o caso.
Os funcionários da instituição exigem reajuste de salário e estão em greve desde maio. Hoje, alunos e funcionários da USP, Unesp e Unicamp realizaram uma passeata em direção ao Palácio dos Bandeirantes. O ponto de partida foi a Faculdade de Educação Física, na USP.
Crise
Em julho, a reitoria encaminhou um domento informando que a instituição deve fechar o ano com déficit de R$ 1 bilhão devido à crise financeira.
Nas últimas semanas, funcionários têm aumentado piquetes e ações de greve para tentar um aumento. A reitoria da USP informou na semana passada que vai comunicar à Justiça o fechamento dos portões da Cidade Universitária.