Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma abre 14 pontos de diferença sobre Marina no 1º turno, diz Ibope

No segundo turno, candidata do PT tem quatro pontos de vantagem, mas há empate técnico

Eleições 2014|Do R7

A cinco dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff desponta como favorita para vencer as eleições, segundo Ibope
A cinco dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff desponta como favorita para vencer as eleições, segundo Ibope A cinco dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff desponta como favorita para vencer as eleições, segundo Ibope

Pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (30), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, lidera a corrida pela Presidência da República com 14 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a ex-senadora Marina Silva (PSB). Dilma tem 39% das intenções de voto contra 25% da ex-ministra do Meio Ambiente.

Na semana passada, a vantagem era menor, de nove pontos percentuais. A presidente tinha 38%, contra 29% da ex-senadora. O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, por sua vez, aparece em terceiro lugar com 19% das intenções de voto — mesmo patamar da semana passada.

Os candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% das intenções de voto cada. Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCO), Rui Costa Pimenta (PCB) e Zé Maria (PSTU) não pontuaram, mas têm 1% juntos. Os votos brancos e nulos seriam 7% do total, e os eleitores indecisos totalizam 7% nesta pesquisa.

Leia mais notícias de Eleições 2014

Publicidade

A pesquisa levou em conta 3.010 entrevistas feitas com eleitores de 203 cidades do País entre os dias 27 e 29. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00909/2014.

Segundo turno

Publicidade

A pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, também simulou três cenários de segundo turno.

No primeiro cenário, com Dilma Rousseff (PT) contra Marina Silva (PSB), a petista tem 42% contra 38% da ex-senadora. É a primeira vez que a presidente aparece à frente de Marina Silva no segundo turno. No entanto, elas estão empatadas tecnicamente porque a margem de erro é de dois pontos percentuais. Os votos brancos e nulos são 12% do total, enquanto os eleitores indecisos totalizam 8%.

Publicidade

Considerando um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a presidente teria 45% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Os votos brancos e nulos são 12%, enquanto os eleitores indecisos são 8%.

Por fim, em um cenário com Marina Silva (PSB) contra Aécio Neves (PSDB), a ex-senadora tem 38% da preferência, contra 34% do senador tucano. Os votos brancos e nulos são 16%, enquanto os eleitores indecisos chegam a 12%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.