Pimentel lidera pesquisas, mas Pimenta reage e cresce 8 pontos percentuais em Minas
Petista tem 32% das intenções de voto, mas tucano passou de 16% para 24%
Minas Gerais|Do R7
Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4) aponta que o ex-ministro Fernando Pimentel (PT) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais, com 32% das intenções de voto. Em segundo lugar está Pimenta da Veiga (PSDB) com 24%, seguido por Tarcísio Delgado (PSB) com 3%.
Já os candidatos Cleide Donária (PCO), Eduardo Ferreira (PSDC), Fidélis (PSOL) e Professor Túlio Lopes (PCB) tem 1% das intenções de voto cada. Entretanto, o levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Datafolha com os candidatos ao governo de Minas e a primeira após o início do horário eleitoral gratuito. Os números revelam um crescimento do candidato tucano, que no primeiro levantamento, divulgado no dia 15 agosto, tinha 16% das intenções de voto — uma evolução de oito pontos percentuais.
Já Pimentel teve um crescimento menor nas pesquisas, passando de 29% para 32%, e Tarcísio Delgado teve queda de 1% em relação à última pesquisa. O número de indecisos também caiu após o início da propaganda eleitoral, passando de 31% para 26%. Os votos brancos e nulos passaram de 14% para 11%.
A pesquisa ouviu 1.212 eleitores em 49 municípios entre os dias 2 e 3 de setembro e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 00075/2014.
Segundo turno
Em uma simulação de segundo turno, Fernando Pimentel registrou 41% das intenções de voto, enquanto Pimenta da Veiga aparece com 28%.
Rejeição
O candidato ao Governo de Minas com maior taxa de rejeição foi Fidélis (PSOL). De acordo com o levantamento, 16% dos eleitores disseram não votar nele de jeito nenhum. Em seguida, aparece Pimenta da Veiga com 13%, Cleide Donária com 12%, Tarcísio Delgado e Professor Túlio Lopes com 10% cada, Eduardo Ferreira e Fernando Pimentel com 9% cada.
Eleitores que disseram votar em qualquer um destes canditado somam 14% e 7% afirmaram que não votariam em nenhum deles. Não souberam ou não quiseram opinar somaram 33%.
Senado
Na disputa ao Senado, o ex-governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB) é o mais bem colocado nas pesquisas, com 44% das intenções de votos. Já Josué Alencar (PMDB), filho do vice-presidente José Alencar, está em segundo lugar, com 12%.
Tarcísio (PSDC) e Margarida Vieira (PSB) têm 2% cada, Edilson Nascimento (PTdoB), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) aparecem com 1% cada um. Geraldo Batata (PSTU) não chegou a 1%. Votos brancos e nulos somam 12% e não quiseram ou souberam opinar 26%.
Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo
Assista: Levantamento aponta eleição de 2014 como a mais cara da história