Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sindicato deve pagar multa de R$ 5.000 por propaganda contra o Governo de Minas

Peça publicitária do Sind-Ute extrapola comunicado com a categoria, segundo o TRE

Minas Gerais|Do R7

TRE considerou que peça tenta prejudicar candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB)
TRE considerou que peça tenta prejudicar candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB) TRE considerou que peça tenta prejudicar candidatura de Pimenta da Veiga (PSDB)

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) condenou o Sind-Ute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) a pagar multa de R$ 5.000 por propaganda veiculada contra o Governo de Minas. A pedido da coligação Todos por Minas, de Pimenta da Veiga (PSDB), o relator Virgílio de Almeida Barreto considerou que a peça veiculada extrapola as ações do sindicato e pretende atingir a administração estadual. O sindicato é ligado à CUT e ao PT, que apoia o candidato Fernando Pimentel ao governo estadual.

Leia mais notícias no R7 Minas

TRE nega direito de resposta para Pimenta da Veiga sobre investimento em educação

Na peça, o sindicato dos professores critica a situação da categoria e aborda temas como o crescimento de homicídios e maquiagem contábil. Para o TRE, a campanha é irregular porque configura uma "ampla campanha negativa contra o Governo de Minas tentando difundir, de forma lesante, a incapacidade gestora dos governantes, ora candidatos, em época que o foco dos debates da comunidade é a eleição".

Publicidade

Virgílio de Almeida Barreto também considerou que o sindicato não se restringiu a um jornal destinado aos professores, mas procurou jornal com grande circulação para "influenciar o maior número de pessoas possíveis, com fulgente intuito de alterar o resultado das eleições".

A campanha foi veiculada no dia 3 de agosto de 2014.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.