Túlio Lopes (PCB) é o candidato mais novo a concorrer ao Governo de Minas em 2014
Professor de história defende construção de sociedade socialista
Minas Gerais|Do R7
Aos 32 anos, Túlio Lopes é o candidato mais novo a concorrer ao Governo de Minas em 2014. Professor de História e Atualidades, é filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). Túlio Lopes já trabalhou em escolas da rede municipal de Contagem, na Grande BH, e na Universidade do Estado de Minas Gerais, em Ibirité.
Leia mais notícias no R7 Minas
O candidato iniciou a militância no movimento estudantil no início dos anos 2000, quando foi coordenador do Grêmio Estudantil do Colégio Padre Eustáquio (2000), diretor da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte – UMES – BH (2000-2001), do Centro Acadêmico de História da UFOP (2002-2004),do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2003-2005) e da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (2004-2007).
Em 2012 foi eleito para o conselho geral do Sind-UTE e participou do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial e do Comitê Mineiro de apoio e solidariedade ao Povo Palestino. Atualmente, Túlio Lopes é o presidente do PCB em Minas e membro do comitê central do PCB.
Propostas
O plano de governo de Túlio Lopes é baseado em um eixo anticapitalistas, de inspiração no marxismo clássico, com a prioridade para o poder popular. Lopes propõe estatizações, o fortalecimento dos servidores públicos e o combate a terceirizações, além da adoção de conselhos populares para discutir áreas como saúde, educação e transporte.