Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PT tem descompromisso com a democracia, diz Aécio

Tucano afirma que a depredação de prédio da Abril é um "atentado contra a democracia"

Eleições 2014|

Ao lado da mulher, dos filhos e da mãe, Aécio Neves criticou depredação do prédio da Editora Abril em São Paulo
Ao lado da mulher, dos filhos e da mãe, Aécio Neves criticou depredação do prédio da Editora Abril em São Paulo Ao lado da mulher, dos filhos e da mãe, Aécio Neves criticou depredação do prédio da Editora Abril em São Paulo

Em seu último evento de campanha na reta final deste segundo turno neste sábado (25), o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse que o PT tem um descompromisso com a democracia e com a liberdade de expressão, ao criticar as pichações e manifestações feitas por simpatizantes da campanha da petista Dilma Rousseff no prédio da Abril, após a revista Veja divulgar matéria de capa dizendo que a presidente da República e o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva sabiam dos escândalos da Petrobras.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado no Solar dos Neves, em São João Del Rei, que foi residência de seu avô Tancredo Neves, Aécio disse: "Nós assistimos ontem e hoje a um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão, o que já é uma marca extremamente preocupante dos nossos adversários".

O tucano acrescentou: "Ao tentar invadir, depredar a fachada de um importante veículo de comunicação, manifestantes não atingem aquele veículo, mas o que temos de mais valioso, que é a liberdade de expressão no Brasil, a liberdade de imprensa. A democracia vive disso, de manifestações, e as contrárias devem ser respeitadas."

Leia mais notícias de Eleições 2014

Publicidade

Nas críticas a este episódio, o presidenciável tucano disse que o alvo foi errado porque o que a revista e outros veículos de comunicação fazem é, na verdade, comunicar.

— Ao tentar proibir a veiculação dessa revista, há uma demonstração clara do Partido dos Trabalhadores de um descompromisso com a democracia e a liberdade de expressão. É um atentado que deve receber o repúdio de todos os brasileiros da forma mais veemente possível", disse, complementando que a melhor forma de se fazer isso é no domingo, 26, nas urnas, "para valorizar a democracia e apontar um novo caminho para o Brasil.

Publicidade
Prédio da Editora Abril, que edita a Veja, foi depredado ontem
Prédio da Editora Abril, que edita a Veja, foi depredado ontem Prédio da Editora Abril, que edita a Veja, foi depredado ontem

Aécio reiterou ainda que seu programa de governo fala de valores, onde o principal bem é respeito às liberdades coletivas e individuais, especialmente à liberdade de manifestação, de imprensa.

— No meu governo ela será assegurada e não será ameaçada constantemente como vem sendo por este governo e que culmina agora com este ato de vandalismo inaceitável.

Publicidade

Como faz em todas as suas campanhas eleitorais, Aécio inicia e termina suas caminhadas na cidade mineira de São João Del Rei, berço de seu avô Tancredo Neves.

Ele chegou à cidade acompanhado da mulher Letícia e dos filhos gêmeos, acenou da sacada para um grupo de pessoas que se acotovelavam em frente à casa de seus avós para vê-lo, concedeu entrevista coletiva e encerrou suas atividades visitando o túmulo de Tancredo Neves, no cemitério ao lado da Igreja São Francisco de Assis.

Após essa visita, ele disse que irá para sua residência em Belo Horizonte, esperar ao lado da família - sua filha mais velha também está chegando à cidade — o dia da votação do segundo turno, neste domingo (26).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.