Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sandoval Cardoso é eleito novo governador de Tocantins

Candidato do Solidariedade teve a preferência de 15 dos 21 parlamentares em eleição indireta

Eleições 2014|Do R7

Deputado Sandoval Cardoso (SDD) é eleito novo governador de TO
Deputado Sandoval Cardoso (SDD) é eleito novo governador de TO Deputado Sandoval Cardoso (SDD) é eleito novo governador de TO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (Solidariedade), foi eleito neste domingo (4) governador do Estado em votação indireta, que teve apenas os deputados estaduais como eleitores. O vice-governador, que faz parte da chapa de Cardoso, será Tom Lyra. Os dois serão empossados ainda hoje.

A nova eleição foi necessária porque tanto o ex-governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB), como o ex-vice-governador, João Oliveira (DEM), renunciaram para disputar as eleições de outubro. 

Cardoso recebeu 15 votos dos 21 deputados que votaram. Os outros seis votos foram divididos entre quatro candidatos. Os deputados Marcelo Lelis (PV) e Eli Borges (PROS) ganharam dois votos cada um. Já José Augusto Pugliesi (PMDB) e Paulo Mourão tiveram um voto cada.

Ao todo, são 23 deputados estaduais, mas duas não votaram: Amália Santana (PT) e Josi Nunes (PMDB). Amália sofreu um acidente de carro no trajeto até a Assembleia Legislativa. Ela foi hospitalizada e passa bem, segundo a assessoria da Casa. Já Josi enviou ofício via assessoria em que alegou problemas de saúde.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Sandoval Cardoso

Publicidade

Reeleito em 2010 para o segundo mandato de deputado estadual, Sandoval Cardoso foi o mais votado da história do Tocantins, com 27.072 votos. Cardoso tem 35 anos, é agropecuarista e nasceu em Goiânia (GO). Antes de se tornar empresário do agronegócio, comandou o Sindicato Rural de Colinas, presidiu a Fundeagro (Fundo estadual privado voltado à sanidade animal) e foi vice-presidente da CNPC (Confederação Nacional da Pecuária de Corte).

Desde quando foi eleito em 2006 pela primeira vez, sempre criou propostas voltadas para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Entre os projetos, estão ideias para fomentar a agroindústria, agricultura familiar, energia no campo, além das ações para o fortalecimento das áreas da saúde e da educação do Estado. Cardoso é casado com Marcela Teixeira Nogueira e tem três filhos: Sandoval, Clara e Chloe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.