Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE multa Mercadante por propaganda antecipada para Dilma

Irregularidade ocorreu em entrevista para fazer um balanço sobre a Copa do Mundo

Eleições 2014|Do R7

Justiça entende que Mercadante usou cargo para fazer propaganda
Justiça entende que Mercadante usou cargo para fazer propaganda Justiça entende que Mercadante usou cargo para fazer propaganda

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta sexta-feira (1º) aplicar multa de R$ 7,5 mil ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, por considerar que ele fez propaganda eleitoral antecipada em favor da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição para a Presidência da República.

A irregularidade ocorreu durante entrevista coletiva convocada pelo ministro no dia 15 de junho de 2014 sob o argumento de fazer um balanço sobre a Copa do Mundo.

De acordo com a representação proposta pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), além de fazer propaganda antecipada, Mercadante teria praticado conduta vedada aos agentes públicos ao utilizar as dependências do Palácio do Planalto, bem como os servidores públicos, para conceder entrevista coletiva com nítido caráter político eleitoral em um domingo.

Leia mais notícias de Eleições

Publicidade

Na entrevista, além de falar da Copa do Mundo, o ministro fez propaganda negativa do adversário da presidente Dilma, Aécio Neves, e do governo anterior do PSDB.

Voto

Publicidade

Apesar de multar em seu voto o ministro Aloizio Mercadante por propaganda eleitoral antecipada, a relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura (foto), rejeitou o argumento de conduta vedada por considerar que “não houve efetivo uso do serviço público”.

Isso porque o local da entrevista é inerente ao cargo que ele ocupa, uma vez que aquele é o seu domicílio profissional. Segundo ela, não é proibida a utilização daquele espaço, inclusive porque o ministro se ateve às funções como chefe da Casa Civil.

Publicidade

Em relação à propaganda antecipada, a ministra afirmou que, em sua fala, Mercadante fez uma análise crítica e comparativa com o governo anterior e os temas do discurso destoaram do motivo da convocação da coletiva e se mostraram de “nítido caráter eleitoreiro em período vedado por lei”. Portanto, a relatora julgou parcialmente procedente a representação para aplicar multa de R$ 7,5 mil ao ministro.

Em relação à presidente Dilma Rousseff, a ministra afirmou que ela não pode ser multada nesse caso porque não ficou comprovado o seu prévio conhecimento da irregularidade. O voto da relatora foi acompanhado pelos demais integrantes da Corte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.