PRB aumenta em mais de 35% número de prefeituras conquistadas no 1º turno
No Rio de Janeiro, Marcelo Crivella ficou em primeiro lugar e vai disputar segundo turno
Eleições 2016|Do R7
Entre os partidos de médio porte, o PRB foi um dos que mais se destacou no primeiro turno das eleições municipais. Até agora, elegeu 109 prefeitos. Isso significa um crescimento de 35,8%, comparando com 2012. Além disso, candidatos da legenda disputarão o segundo turno em cinco cidades, incluindo o Rio de Janeiro, onde Marcelo Crivella ficou em primeiro lugar, com 27,7% dos votos e vai enfrentar Marcelo Freixo (PSOL).
O Estado com maior número de vitórias foi Minas Gerais: 27 prefeitos. Em São Paulo, foram 14, mesmo número do Maranhão. Em Diadema, o candidato do PRB, Vaguinho, vai disputar o segundo turno contra Lauro Michels (PV).
O PRB ainda disputará segundo turno em Volta Redonda e em São Gonçalo, no Rio. Já no Rio Grande do Sul, os candidatos da legenda também concorrem em Canoas e em Caxias do Sul.
A bancada de vereadores do partido também cresceu expressivamente. Foram 1.527 eleitos: aumento de 49% em relação a 2012. Em 22 capitais, o PRB elegeu 37 vereadores.
Reviravolta nas capitais: veja os partidos que perdem e que ganham nestas eleições
PSDB e PT
Já entre os partidos maiores, o crescimento do PSDB foi de 15%, com 105 prefeitos a mais no primeiro turno, em comparação com 2012. Os tucanos conquistaram 791 prefeituras e vão disputar segundo turno em oito capitais.
Evidenciada pela derrota de Fernando Haddad em São Paulo, o PT encolheu mais do que a metade o número de prefeituras. Em 2012, foram 628. Agora, 241.