Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro volta ao Alvorada, mas não se pronuncia sobre resultado da eleição

Nesta segunda-feira (31), o presidente se encontrou com aliados, que o orientam a reconhecer a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva

Eleições 2022|Do R7, em Brasília

Jair Bolsonaro no interior do Palácio da Alvorada, em Brasília
Jair Bolsonaro no interior do Palácio da Alvorada, em Brasília Jair Bolsonaro no interior do Palácio da Alvorada, em Brasília (WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

Ainda sem se pronunciar sobre o resultado das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio do Planalto e retornou ao Palácio da Alvorada na tarde desta segunda-feira (31). Bolsonaro não fez declarações à imprensa, e não há previsão de fazê-las, apesar de estar sendo orientado por aliados a reconhecer o resultado das urnas deste domingo (30), que deram a vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

O presidente acompanhou a apuração dos votos no Palácio da Alvorada. Desde o resultado, dado por volta das 19h50, Bolsonaro não se pronunciou.

Nesta segunda-feira (31), o presidente se reuniu com seu primogênito, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um dos coordenadores da campanha, e o vice na chapa derrotada, general Braga Netto. Depois, saiu da residência oficial por volta de 9h30 rumo ao Palácio do Planalto. No local, encontrou-se com ministros e aliados e, à tarde, por volta das 16h20, retornou ao Alvorada.

Publicidade

Presidente eleito

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito em segundo turno para o Palácio do Planalto neste domingo (30). O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 19h50. O petista derrotou o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

O petista vai ocupar a Presidência da República do Brasil pela terceira vez na história. Desta vez, de 2023 a 2026. Ele já teve dois mandatos como presidente do Brasil, entre 2003 e 2010. O vice-presidente será Geraldo Alckmin (PSB).

Publicidade

Nas eleições de 2022, Lula foi eleito presidente do Brasil com o maior número de votos da história — 60.345.999. O político superou os 58.295.042 votos que ele mesmo teve em 2006 e os 57.797.847 que Bolsonaro conquistou em 2018.

Bolsonaro se tornou o primeiro chefe do Executivo federal a concorrer à reeleição e não vencer. Desde que a reeleição para presidente da República passou a valer, em 1997, foram reeleitos para o cargo Fernando Henrique Cardoso, o próprio Lula (em 2010) e Dilma Rousseff.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.